Águas de Portugal cria parceria com politécnicos para projectos de investigação

Protocolo pretende desenvolver estudos de investigação sobre abastecimento de água, saneamento e gestão de resíduos.

Foto
Protocolo foi assinado com vinte instituições de ensino superior JOSÉ CARLOS COELHO

O grupo Águas de Portugal (AdP) assinou nesta sexta-feira um protocolo com 20 instituições de ensino politécnico para a cooperação em áreas como o tratamento de águas residuais e a gestão do risco de inundações e secas.

O protocolo de cooperação técnica e científica foi assinado com instituições de ensino pertencentes ao Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e tem a vigência de três anos.

Durante a intervenção na sessão, o presidente da AdP, Afonso Faria, explicou que o protocolo pretende focar-se na formação de capacitação técnica e estudos de investigação em abastecimento de água, saneamento e gestão de resíduos. “Pretendemos reforçar a ligação entre o mundo académico e empresarial no sentido de beneficiar das potencialidades de ambos. O grande objectivo é gerar conhecimento que possa resultar em ganhos para os utilizadores destes tipos de serviços”, apontou.

O responsável da AdP sublinhou que a cooperação vai incidir em nove áreas prioritárias, nomeadamente a reutilização e tratamento de águas residuais, transporte e gestão do risco de inundações e secas.

“Neste momento existem já alguns projectos no terreno que têm vindo a ser desenvolvidos. A ideia é alargar estes projectos de investigação a outras áreas”, apontou.

A título de exemplo, Afonso Faria referiu um projecto de investigação desenvolvido entre 2009 e 2012 entre o Politécnico de Setúbal e a empresa Simarsul sobre a valorização de resíduos de gordura para produção de biodiesel e com a Simtejo, de avaliação da toxidade em meio aquático.

O presidente da CCISP, Joaquim Mourato, manifestou-se satisfeito de poder continuar a desenvolver projectos com a AdP. “É uma parceria a que atribuímos um grande significado e um grande desafio. Vivemos numa procura incessante pela resolução de problemas concretos e estamos convictos de que todos sairão a ganhar com esta parceria”, sublinhou.

Criado em 1979, o CCISP representa 20 instituições públicas de ensino superior e politécnico, de todo o país.

Sugerir correcção
Comentar