Actuação da protecção civil em Albufeira foi "ad hoc"

"O que se viu foi uma população entregue à natureza”, criticou José Manuel Mendes, coordenador do Observatório do Risco.

Foto
De acordo com o coordenador do observatório, as populações deveriam estar informadas e preparadas para uma situação do género da que aconteceu no domingo Filipe Farinha

O coordenador do Observatório do Risco (OSIRIS) da Universidade de Coimbra, José Manuel Mendes, afirmou esta sexta-feira que a actuação da protecção civil em Albufeira foi "ad hoc", evidenciando falta de gestão de risco e de conhecimento do território. "O que se viu foi uma ausência de actuação da protecção civil", em que a actuação preventiva "foi nula, durante o evento fraca e na recuperação foi muito 'ad hoc' e sem qualquer estratégia", disse à agência Lusa José Manuel Mendes, a propósito das chuvas intensas que atingiram o Algarve no domingo.

Albufeira foi o caso mais problemático, levando à retirada de pessoas de habitações e estabelecimentos comerciais inundados. Segundo o coordenador do OSIRIS, os problemas não se podem cingir ao ordenamento do território. "Foi feita uma opção de desenvolvimento do turismo e aumento da carga urbana. No entanto, não se vê nada para a mitigação dessas opções", constatou, considerando que durante a autuação da protecção civil ficou evidente em Albufeira que "não há gestão de risco, nem conhecimento do território".

Para o especialista, o município deveria "ter um bom conhecimento da vulnerabilidade física e social do concelho e ter um plano consequente para actuar", recordando que os planos de emergência municipais "são feitos quase fotocópias uns dos outros". A necessidade de cartografia das vulnerabilidades e perceber quais as freguesias ou zonas com maior risco seria fundamental, apontou, frisando que a culpa não se pode centrar nas alterações climáticas e no ordenamento do território. "O ordenamento é uma opção, mas tem de se ter consciência que essas opções têm consequências e que necessitam de uma gestão do risco", sublinhou.

De acordo com o coordenador do observatório, as populações deveriam estar informadas de que estão em zonas de risco e preparadas para uma situação do género da que aconteceu no domingo. "O que se viu foi uma população entregue à natureza. Com uma gestão integrada do risco não se viam as imagens que se viram - de pessoas entregues ao seu destino. Isto é muito mau para a segurança das populações e para a confiança que depositam nas instituições", constatou. "O ordenamento foi feito sem lógica de gestão de risco, sem lógica de mitigação do desenvolvimento urbano. Assim não há milagres", concluiu. 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários