Acidentes com tractores já causaram 28 mortos este ano

Todos os meses, seis pessoas morrem em acidentes com tractores agrícolas.GNR pede aos condutores que adoptem comportamentos de segurança.

Foto
AFP/NICOLAS ASFOURI

A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou desde o início do ano 28 mortos e 12 feridos graves em Portugal continental devido a acidentes com tractores agrícolas, segundo dados facultados este sábado à agência Lusa. Coimbra foi o distrito com mais mortes nestes cinco meses (cinco), seguido de Braga (quatro), Leiria, Viseu e Castelo Branco (três mortos cada um), Beja, Bragança, Lisboa e Santarém (dois mortos cada um). Os distritos de Viana do Castelo e Vila Real registaram um morto neste período, perfazendo as 28 vítimas mortais, todas com idades acima dos 60 anos.

A GNR assume estar "muito preocupada" com este flagelo, que em média, desde Janeiro, provocou quase seis vítimas mortais por mês, e apela aos agricultores para que adoptem comportamentos de segurança. A maioria dos acidentes acontece por capotamento do tractor, tendo como consequência o esmagamento do condutor: "O 'arco de Santo António' poderia salvar muitos, se fosse usado na altura do acidente", alerta a GNR, referindo-se à barra de ferro em forma de U invertido que pode ser colocada no tractor, sobre a cabeça do condutor, mas não é obrigatória. Em caso de capotamento, esta estrutura pode impedir o esmagamento do condutor.

Esta força de segurança sublinha que tem levado a cabo diversas acções de sensibilização na sua área de actuação de norte a sul de Portugal continental e deixa outros conselhos aos agricultores. "Não esquecer a manutenção do veículo, o seu mau funcionamento ou falta de limpeza podem causar acidentes; utilizar os acessórios de iluminação e sinalização, de acordo com a lei; frequentar acções de formação teóricas e práticas; conhecer os riscos da condução de tractores agrícolas e circular com segurança", avisa.

A GNR apela a que os agricultores não conduzam sob o efeito do álcool, fadiga ou com excesso de velocidade, pede para que sejam respeitados os limites do tractor, não o sobrecarregando, e frisa que transportar passageiros 'à pendura' é "proibido e perigoso".

Segundo dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), dois em cada três capotamentos de tractor são mortais — “O risco de morte dos condutores de tractores agrícolas é oito vezes superior ao dos que conduzem automóveis ligeiros ou pesados”, lê-se numa brochura da ANSR que informa os condutores dos cuidados que devem ter.  

Entre Janeiro de 2013 e Julho de 2014, a GNR registou  256 acidentes com tractores agrícolas no continente, que provocaram 115 vítimas mortais e 83 feridos graves.

Sugerir correcção
Comentar