A moda da alimentação saudável

A comida saudável está na moda! Sim leram bem, na moda. Como se de uma peça de roupa se tratasse como se fosse ali a uma loja de roupa experimentar as últimas tendências. E a última tendência é, de facto, a boa alimentação.

As redes sociais enchem-se de fotografias de comida, sumos detóx (os tão falados batidos verdes) e uma série de coisas cujo nome nunca antes teria ouvido falar na minha vida. E quanto mais sementes com nomes estranhos tiverem, melhor. Fazem-se pratos bonitos para ficarem bem na fotografia, porque comer uma coisa saudável em que não possa postar no Instagram perde todo e qualquer sentido.

Multiplicam-se as propagandas aos sumos desintoxicantes, aos hábitos de alimentação saudável, aos benefícios de uma vida regrada pela alimentação equilibrada. Nos dias que correm é uncool postar uma fotografia em que só de olharmos sentimos a gordura a entrar-nos no corpo, que demodê, que imprudência, meu-Deus-que-gordalhão.

A prática do exercício físico alia-se à alimentação sadia, que com isto forma o topo da pirâmide das pessoas fixes e na moda. E contra mim falo, que também vou ao ginásio, faço por ter uma alimentação minimamente regrada, posto fotografias de comida (ainda que esporadicamente) e sigo os manda-chuvas da alimentação saudável no Instagram.

Isto não é uma crítica negativa às fotografias da alimentação fit que chovem nas redes sociais, antes pelo contrário, considero que esta é uma prática que acaba por nos incentivar a largar a fast food. Porque realmente não é preciso passar fome para se comer saudavelmente. E o comer-se bem não é dieta, é um modo de vida.

Só tenho pena que o caminho percorrido para chegar a estas conclusões fosse este, que seja visto como uma tendência e não como uma preocupação que deveria ser imperativa. O caminho não foi o melhor, pelo menos no meu prisma, mas o resultado é positivo. Temos (mais) pessoas preocupadas com a sua saúde, com o seu corpo e com o seu bem-estar físico e psicológico.

Pergunto-me, no entanto, se os resultados seriam os mesmos se estas mesmas pessoas deixassem de poder postar as fotografias dos seus megas pratos e da sua mega alimentação saudável nas redes socias.

E digo-vos, meus caros, que se é para ser moda, que seja intemporal. E digo-vos mais, alimentar mal um filho, fomentando a obesidade infantil e limitando a sua qualidade de vida, deveria ser crime!

Advogada

Sugerir correcção
Comentar