PJ desmantelou rede de tráfico de droga constituída por mãe, filhos e netos

Envio de haxixe fazia-se em encomendas postais. Detidos são naturais da ilha Terceira, nos Açores.

Foto
Mercado do cannabis valeu na UE entre 7 a 10 mil milhões de euros NELSON GARRIDO

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, em estreita articulação com o Departamento de Ponta Delgada, Açores, deteve cinco pessoas "indiciados pela prática do crime de tráfico de estupefacientes", foi esta sexta-feira anunciado. O coordenador da PJ de Leiria, António Sintra, disse que se tratava de uma "estrutura familiar, constituída por mãe, filhos e netos", naturais da ilha Terceira, Açores, que tinham família na Marinha Grande (Leiria) e na Praia da Vitória (Terceira).

"Pelo menos", desde 2010, a actividade do grupo "consistia na expedição semanal de encomendas postais com haxixe dissimulado no interior".  António Sintra explicou que alguns elementos desta família "conseguiam quantidades de haxixe na Marinha Grande, que faziam chegar à Praia da Vitória", onde o produto estupefaciente era "distribuído e comercializado semanalmente". Segundo o coordenador da PJ, o envio do haxixe fazia-se "em pequenas quantidades - placas de 100 a 200 gramas - dissimulado em diversos artigos, como vestuário".

Em comunicado, a PJ refere que a "investigação culminou recentemente com a detecção e intercepção de duas encomendas postais, que continham haxixe em quantidade global correspondente a 620 doses individuais diárias". António Sintra acrescentou que em 2010 tinha havido uma intervenção da PJ local na ilha Terceira. "No ano passado, a PJ de Leiria teve notícia de que a actividade continuava na Marinha Grande e iniciou a investigação". "Sabíamos que dificilmente iríamos conseguir interceptar mais do que uma encomenda, pois no momento em que a primeira fosse encontrada, a distribuição parava".

No entanto, no início deste mês, a PJ conseguiu interceptar duas encomendas. "Deixámos seguir uma encomenda e surpreendemos duas pessoas no acto do levantamento. A acção em Leiria permitiu deter mais três pessoas, expedidores, na Marinha Grande, relacionados com o grupo receptor".
A Polícia Judiciária não exclui que tenha havido tráfico de outro produto estupefaciente, mas o detectado foi apenas haxixe.

"Os detidos, com idades compreendidas entre os 24 e os 72 anos, foram presentes às autoridades judiciárias competentes, ficando sujeitos a diferentes medidas de coacção, nomeadamente termo de identidade e residência, apresentações semanais e quadrissemanais em posto policial, restrição na recepção de correspondência, proibição de ausência para o estrangeiro.

Sugerir correcção
Comentar