800 mil peregrinos esperados em Roma para as canonizações

Foto

Mais de 60 delegações oficiais e pelo menos 800 mil peregrinos são esperados em Roma para as canonizações dos papas João XXIII e João Paulo II, anunciaram nesta quinta-feira as autoridades italianas, a dez dias do acontecimento.

Segundo o comité para a ordem e segurança do ministério italiano do Interior, 19 chefes de Estado, 24 primeiros-ministros e 23 ministros confirmaram a presença nas cerimónias do dia 27 de Abril, na praça de São Pedro.

Portugal será representado pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete.

Os reis de Espanha, Juan Carlos e Sofia, presidirão à delegação espanhola e irão reunir-se com o papa Francisco, enquanto a delegação francesa será encabeçada pelo primeiro-ministro da França, Manuel Valls.

O antigo primeiro-ministro François Fillon e a esposa do antigo presidente Jacques Chirac, Bernadette Chirac, estarão presentes a título privado.

A delegação da Polónia será liderada pelo presidente Bronislaw Komorowski, que será acompanhado pelos antigos presidentes Lech Walesa e Aleksander Kwasniewski.

Pelo menos 800 mil peregrinos italianos e estrangeiros são esperados em Roma, segundo o Governo italiano, e estima-se que cerca de dois mil milhões sigam a cerimónia pela televisão nos cinco continentes.

Ecrãs gigantes serão colocados em vários locais centrais de Roma e as autoridades prevêem grandes complicações no trânsito.

Os percursos entre as estações de comboios, de autocarros e o aeroporto e a praça de São Pedro serão alvo de controlos reforçados por parte dos 2.430 agentes adicionais das forças de segurança.

O Centro da Televisão do Vaticano (CTV) associou-se à Organização Europeia de Telecomunicações por Satélite (Eutelsat) para permitir aos espectadores seguirem o evento. Nove satélites serão mobilizados para transmitir as canonizações em alta definição.

Quinhentas salas de cinema, em 20 países, vão permitir o visionamento do evento, gratuitamente.

 

Sugerir correcção
Comentar