Alunos da Escola da Ponte são mais bem sucedidos do que os outros

Os alunos "estudam o que querem e como querem", a avaliação "é feita a pedido e no momento desejado com rejeição dos testes tradicionais", os professores estão disponíveis "para respostas individualizadas" e há um princípio sagrado: "Não há crianças inadaptadas, a escola é que não está adaptada às crianças". Há 27 anos que estas são as leis fundamentais da Escola do 1º ciclo do ensino básico da Ponte nº 1, na Vila das Aves, concelho de Santo Tirso. Apesar da aparente "anarquia", os alunos desta escola têm melhores desempenhos do que os colegas de outros estabelecimentos de ensino, concluiu uma comissão de avaliação externa (CAE) que recentemente terminou um estudo do projecto educativo da Escola da Ponte. A conclusão resulta da comparação das notas obtidas nas provas de aferição de Português e de Matemática de 2000 e 2001. Constituída por três professores da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, na sequência de um protocolo estabelecido com a Secretaria de Estado da Educação, a CAE partiu para o terreno com o propósito de avaliar os aspectos pedagógicos, curriculares, organizacionais e de gestão daquela que hoje é designada como Escola Básica Integrada das Aves/S.Tomé de Negrelos. O relatório do estudo, datado de 20 de Junho, é esclarecedor: o projecto da escola tem "utilidade social" e não há a mínima dúvida de que os alunos que por lá passam são bem sucedidos. A escola começou o projecto "Fazer a Ponte" em 1976, com o objectivo de "concretizar uma efectiva diversificação das aprendizagens" e de garantir "as mesmas oportunidades educacionais e de realização pessoal a todos os cidadãos". Hoje, a EBI das Aves é frequentada por 195 alunos oriundos dos mais diversos grupos sociais. A equipa docente é constituída por quatro educadores de infância e 23 professores, todos motivados e entusiasmados para trabalhar no quadro de um projecto diferente, escreve a CAE. Currículo centrado nos alunosO ensino na ex-Escola da Ponte parte de um mesmo currículo para todos os alunos, mas é "desenvolvido de modo diferente por cada um". Não há um professor para cada turma, nem uma distribuição de estudantes por anos de escolaridade. Quinzenalmente, os docentes elaboram um plano com projectos a desenvolver e objectivos gerais a atingir, que os alunos completam com sugestões de actividades a realizar. Embora o currículo seja "centrado no alunos, nos seus interesses e nas necessidades percepcionadas e percebidas pelos educadores", não há na EBI das Aves qualquer sinal de "anarquia", frisa a CAE. A integração curricular "é visível" e os programas "integralmente respeitados". Todos os dias as crianças levam para casa uma tarefa, "registada num caderno" que terá de ser rubricado pelos pais."O clima de aprendizagem é muito estimulante e convidativo. Enfatiza-se mais o educar do que o preparar alunos para fazer exames, mais do que fazer decorar a tabuada, mais do que saber recitar ou aplicar fórmulas matemáticas", diz o relatório.Mesmo assim, os alunos da Escola da Ponte conseguem melhores "performances" do que os colegas de outros estabelecimentos de ensino. A CAE comparou os resultados de uns e de outros nas provas de aferição de Português e de Matemática de 2000 e 2001 e concluiu que os alunos da EBI das Aves tiveram um desempenho superior "às médias à escala regional e nacional" na maior parte dos itens avaliados. A comissão concluiu ainda que os alunos oriundos de S. Tomé de Negrelos que ingressaram na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos (EB 2,3) de Vila das Aves foram mais bem sucedidos do que os provenientes de outros estabelecimentos de ensino. "Os alunos que frequentaram o 1º ciclo do ensino básico na actual EBI das Aves/S. Tomé de Negrelos apresentam níveis de aproveitamento global superiores aos dos restantes alunos que frequentaram a EB 2/3 das Aves no período de 1991 a 2001, tendo também classificações mais elevadas em Matemática no 5º e no 6º ano e em Português no 6º ano", conclui o relatório.legenda: Na Escola da Ponte, "enfatiza-se mais o educar do que o preparar alunos para fazer exames"

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