As sondas gémeas chocaram (como previsto) contra uma montanha da Lua
Cumprida a missão de mapeamento gravitacional da Lua, as sondas Ebb e Flow da NASA auto-destruíram-se.
Por Ana Gerschenfeld
Cumprida a missão de mapeamento gravitacional da Lua, as sondas Ebb e Flow da NASA auto-destruíram-se.
Por Ana Gerschenfeld
Cumprida a missão de mapeamento gravitacional da Lua, as sondas Ebb e Flow da NASA auto-destruíram-se.
Por Nicolau Ferreira
À superfície, uma brisa. Mas a 70 quilómetros de altitude os ventos venusianos atingem velocidades muito superiores aos dos furacões na Terra. Pela primeira vez, fez-se uma medição rigorosa desses ventos.
Por Ana Gerschenfeld
Duas sondas da NASA, em órbita em redor da Lua desde o início do ano, criaram um mapa detalhado da crosta lunar e fizeram algumas descobertas surpreendentes.
Por PÚBLICO
A que saberá o solo marciano? O robô Curiosity, em Marte desde o início de Agosto, é que pode dizer, uma vez que um dos seus instrumentos acaba de engolir os primeiros pedaços de solo marciano. Para fazer diversas análises químicas e mineralógicas.
Por PÚBLICO
Há um planeta noutro sistema solar que tem o céu iluminado por quatro sóis. Uma equipa internacional de astrónomos anunciou, nesta segunda-feira, a descoberta do primeiro sistema estelar deste tipo.
Por Vanessa Batista
Vai ser possível correr à volta de Saturno ou chegar a Neptuno de bicicleta, tudo neste fim-de-semana de 14 e 15 de Outubro. Basta ir a Estremoz, o palco deste sistema solar ao alcance dos nossos pés, na iniciativa Sol-Duatlo.
Por Lusa e PÚBLICO
A sonda Dawn já está a afastar-se de Vesta. Depois de cerca de um ano a observar um dos corpos mais importantes da cintura de asteróides entre Marte e Júpiter, a sonda já começou a sua longa viagem rumo a Ceres, o único planeta-anão na parte interior do sistema solar e da cintura de asteróides.
Por Maria do Céu Pereira
A 5000 anos-luz de nós, qualquer coisa como 300 milhões de vezes a distância da Terra ao Sol, foram descobertos dois planetas que orbitam um par de estrelas. Apesar do caos que isso provoca nos movimentos dos corpos celestes, conseguem sobreviver entre esses dois sóis.
Por Nicolau Ferreira
A agência espacial norte-americana deu luz verde para a construção do robô Insight, que vai estudar o interior do planeta vermelho, anunciou a NASA nesta segunda-feira.
Por Teresa Firmino
Se um dia teve atmosfera, já a perdeu e a sua superfície será agora um tição. Outra possibilidade é ser uma bola de fogo, com a superfície derretida, por estar muito perto da estrela que orbita. Este é o novo planeta que acaba de ser descoberto noutro sistema solar: só tem dois terços do tamanho da Terra e encontra-se apenas a 33 anos-luz de nós.
Para continuar a ler, faço login ou assine já.
Para usufruir de uma assinatura diária e ter acesso a todos os conteúdos exclusivos durante o dia de hoje.
Tome nota do código e introduza-o no campo ao lado para iniciar a sessão.
Para guardar o artigo, inicie sessão ou registe-te já

Registe-se no Público para guardar quantos artigos quiser para ler mais tarde, participar dos inquéritos, tornar-se um moderador de comentários e muito mais.
