O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, lançou neste domingo um apelo à comunidade internacional para salvar os oceanos ao anunciar uma iniciativa contra a poluição, sobre-pesca e a subida das águas que ameaça centenas de milhões de pessoas.

  • O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, lançou neste domingo um apelo à comunidade internacional para salvar os oceanos ao anunciar uma iniciativa contra a poluição, sobre-pesca e a subida das águas que ameaça centenas de milhões de pessoas.

  • Dizer “saúde reprodutiva” ao invés de “direitos reprodutivos” deixou vários países insatisfeitos com o resultado final da conferência Rio+20 sobre desenvolvimento sustentável.

  • Um roteiro sem metas para um crescimento limpo, um programa-quadro contra o consumo insustentável e um misto antagónico de desalento e de missão cumprida marcaram esta sexta-feira o fim da conferência Rio+20 sobre desenvolvimento sustentável.

  • Há um fenómeno cronológico inquietante na diplomacia ambiental das Nações Unidas: o tempo para que se alcance um resultado é cada vez maior. Na Rio+20 – a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que terminou sexta-feira, dia 22 –, o ciclo parece ter chegado à marca das décadas.

  • Ao longo da próxima década, os oito maiores bancos de desenvolvimento do mundo vão investir 175 mil milhões de dólares (138 mil milhões de euros) em sistemas de transporte sustentáveis, anunciaram nesta quinta-feira na conferência Rio+20.

  • Uns vieram pedir dinheiro. Outros vieram para não se comprometer. Alguns vieram para salvar o planeta. Mas para Irma Allen, o que mais interessa na Rio+20 - a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - é encontrar uma forma para resolver o maior problema ambiental do seu país adoptivo: uma planta invasora, que responde pelo nome científico de Chromolaena odorata.

  • Mais de 100 governos, empresas e até bandas de música já responderam ao desafio da ONU para, até 2030, tornar os sistemas energéticos mundiais mais acessíveis, eficientes e limpos, disse Ban Ki-moon nesta quinta-feira na conferência Rio+20, que está a decorrer no Rio de Janeiro.