“E as crianças, Mãe? Vão de novo morrer antes do tempo porque o parto foi solitário ou mal assistido, porque a saúde materno-infantil passou a ser de novo um bem reservado a alguns privilegiados”, escreve a Tereza Pizarro Beleza, a nona de 13 pensadores a reflectir nas páginas do PÚBLICO sobre valores humanos.
“As coisas têm ou um preço ou uma dignidade. Ou melhor, se há coisas que não têm preço, é porque têm uma dignidade”, diz Manuel Maria Carrilho, lembrando a lição de Kant.
A chave está nos mais jovens, diz Helena Marujo, por neles rever “intensamente onde moram os valores” e por lhe ensinarem todos os dias, “às vezes dolorosamente”, os valores “hoje revolucionários do bem, do belo e do bom”.
PÚBLICO inicia nesta quarta-feira uma série sobre os valores que queremos para 2013. Adriano Moreira é o primeiro de 13 pensadores a apresentar a sua reflexão.
Registe-se no Público para guardar quantos artigos quiser para ler mais tarde, participar dos inquéritos, tornar-se um moderador de comentários e muito mais.