Sofia Branco é a nova presidente do Sindicato dos Jornalistas

Lista B venceu eleições para a direcção, conselho geral e conselho deontológico.

Foto
Pedro Cunha/Arquivo

A jornalista Sofia Branco, da Agência Lusa, é a nova presidente do Sindicato dos Jornalistas, depois de a lista B ter vencido as eleições realizadas nesta quinta-feira.

De acordo com dados apurados pelo PÚBLICO, a lista B obteve 378 votos contra 264 da lista A, liderada por Alfredo Maia, o actual líder do sindicato.

Além das eleições para a direcção, decorreram ainda votações para o conselho geral e o conselho deontológico, com a lista B a recolher mais votos em ambas.

Para o conselho geral, a lista B obteve 381 votos contra 263 da lista A e para o conselho deontológico reuniu 361 votos contra 279 da lista A. No conselho deontológico, de acordo com a distribuição de lugares feita através do método de Hondt, a lista B terá três membros e a A dois. A presidente do conselho deontológico passa a ser a jornalista do PÚBLICO São José Almeida. Já no conselho geral, que passa a ser presidido pela jornalista da RTP Ana Luís Rodrigues, a lista B terá 13 elementos e a A oito.  

A assembleia geral passa a ser presidida pelo jornalista reformado Eugénio Alves, enquanto o jornalista do Jornal de Negócios Manuel Esteves será o presidente do conselho fiscal.

"Venceu o projecto de renovação do sindicato. Quem votou escolheu a renovação. Esta votação superou os resultados das últimas eleições quando votaram 500 jornalistas [há três anos]. Desta vez votaram 700. Temos um longo trabalho pela frente. Queremos tornar este sindicato um sindicato mais forte pela defesa da profissão", disse ao PÚBLICO Sofia Branco.

Já Alfredo Maia, jornalista do Jornal de Notícias (lista A) e presidente do sindicato desde o ano 2000 depois de ter entrado na direcção do organismo como vice-presidente em 1993, aproveitou para congratular a lista adversária. "Naturalmente que desejo as maiores felicidades à nova direcção", disse o jornalista já depois de ter recebido um telefonema da nova presidente do sindicato. "Não faço um balanço unipessoal mas do projecto e equipa em que estive. Fizemos uma longa jornada e o balanço é francamente positivo. Lutámos sempre pela defesa da profissão, dos jornalistas e, claro, com isso, pela defesa dos cidadãos", acrescentou. 

Notícia corrigida às 10h38: Ao contrário do que foi inicialmente escrito, foi Sofia Branco que ligou a Alfredo Maia depois de conhecidos os resultados das eleições para o sindicato

Sugerir correcção
Comentar