Sócrates critica Governo por ter acabado com programas que deram fruto na educação

“Portugal perde quando um Governo não aproveita o que o outro fez”, disse, num comentário aos resultados do PISA.

Foto
“O dever de um Governo é construir mais alguma coisa do que o que o antecedeu", disse Nuno Ferreira Santos

O antigo primeiro-ministro, José Sócrates, criticou o Governo por ter acabado com os programas que, em seu entender, conduziram a resultados positivos sobre a literacia dos alunos portugueses de 15 anos.

“O que [o Governo] tem feito é acabar com as reformas de alguns dos programas que conduziram a estes resultados”, disse, no espaço de comentário que mantém ao domingo à noite na RTP1.

As palavras do antigo chefe do Governo são uma reacção ao relatório PISA (Programme for International Student Assessment), um estudo da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico), revelado na terça-feira.

O plano tecnológico, o plano de acção para a Matemática, a formação de professores do primeiro ciclo e as actividades de enriquecimento curricular foram os programas nomeados por Sócrates, primeiro-ministro entre 2005 e 2011, como bons exemplos e que permitiram aos alunos portugueses melhorarem os seus desempenhos.

“Portugal perde quando um Governo não aproveita o que o outro fez”, disse também. “O dever de um Governo é construir mais alguma coisa do que o que o antecedeu, não é destruir.”

O PISA cita Portugal como um dos países que "têm melhorado o seu desempenho médio a Matemática, Leitura e Ciências, ao longo da sua participação no PISA, o que mostra que mesmo num curto espaço de tempo é possível melhorar de forma abrangente".

A conclusão da OCDE baseia-se numa análise à evolução dos países desde que eles participam no PISA – cerca de uma década.

Sugerir correcção
Comentar