Situação regularizada no aeroporto de Lisboa depois de aterragem conturbada de voo da TAP

Passavam vinte minutos das cinco da manhã quando as duas pistas do Aeroporto Humberto Delgado ficaram totalmente operacionais.

Foto
DRO DANIEL ROCHA

A aterragem conturbada de um avião da TAP que fazia a ligação Porto-Lisboa sábado à noite no aeroporto Humberto Delgado, notícia avançada pela TVI 24, foi confirmada pela transportadora aérea portuguesa em comunicado: "A TAP confirma a ocorrência com um avião ATR da TAP Express, que realizava o voo TP 1971, devido ao rebentamento de um pneu no momento da aterragem.”

O acidente, que segundo a agência Lusa levou ao encerramento do tráfego aéreo no aeroporto de Lisboa, aconteceu por volta das 22h30 num dos voos que faz aquela ponte aérea. A bordo levava 20 passageiros, que saíram do avião e “seguiram normalmente para os seus destinos”, tal como os tripulantes, sem que houvesse qualquer ferido a assinalar, diz ainda o comunicado, de quatro linhas, da transportadora portuguesa.

O encerramento da pista principal do Aeroporto Humberto Delgado levou à abertura da pista secundária às 0h15 para permitir operações de descolagem, informou a ANA, a empresa que gere os aeroportos portugueses.

Contactada pelo PÚBLICO, Carina Correia, do gabinete de comunicação da TAP, garantiu já esta manhã que “ambas as pistas estão totalmente operacionais desde as 5h19, hora local de Lisboa”.

Durante o período em que a pista principal esteve fechada, “cinco voos da TAP foram divergidos para aeroportos do Porto e Faro e dois voos foram reprogramados (hora de saída alterada): Dacar e São Paulo”.

Segundo um outro comunicado, desta feita da ANA — Aeroportos de Portugal, o incidente ocorreu exactamente às 22h35, “tendo sido accionados de imediato todos os meios internos e externos para actuação em caso de emergência”.

O avião envolvido é um ATR 72 da TAP Express, uma aeronave mais pequena que é habitualmente usada nestes voos domésticos. Carina Correia, da TAP, precisou ainda que o avião foi retirado da pista durante a madrugada e que se encontra “numa posição de manutenção, com o objectivo de ser analisado e reparado”.

O incidente está já a ser investigado pelo Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves (GPIAA). O director deste serviço disse à Lusa que “foi enviado um investigador para o aeroporto, onde se encontra um avião proveniente do Porto que sofreu um colapso do trem [de aterragem] do nariz e do trem esquerdo principal”, sem fazer quaisquer comentários sobre as eventuais causas que poderão ter estado na sua origem. Apurar as causas é, precisamente, o objectivo da investigação em curso.

Quanto ao outro incidente ocorrido este sábado no aeroporto de Lisboa – o que envolveu seis cidadãos argelinos que tentaram ao início da tarde abrir as portas de um avião da TAP com destino a Argel para fugirem – Carina Correia diz apenas que “o caso está entregue às autoridades” e que a transportadora aérea “não tem informações a acrescentar”.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários