Novo painel para medição de audiências de TV estará pronto em Fevereiro

A nova empresa responsável pela medição de audiências televisivas está a mudar o painel de espectadores há alguns meses, depois de uma auditoria ter mostrado que o que estava a ser usado não representava de modo fiel a população.

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Os debates terão todos 50 minutos, à excepção do Passos Coelho/António Costa que terá 1h20 minutos DR

O presidente da Comissão de Análise de Estudos de Mercado (CAEM), Luís Marques, manifestou-se nesta quinta-feira optimista em relação à conclusão das alterações ao sistema de audimetria televisiva da GfK, esperando que esteja concluído “em Fevereiro” de 2013.

“A GfK [responsável desde Março pela medição das audiências televisivas] tem estado a cumprir o programa de alterações. Espero que esteja tudo concluído em Fevereiro” do próximo ano, disse à Lusa o presidente da CAEM e administrador do grupo Impresa com o pelouro Editorial. Para Luís Marques, é “fundamental” que o processo corra bem porque “o mercado tem que ter apenas uma moeda” para funcionar.

Por seu lado, o director-geral da GfK, António Salvador, confirmou a estimativa do presidente da CAEM, prevendo ter a “nova grelha de audiometria definitiva a partir de 1 de Março”.

O sistema de audimetria de audiências da GfK foi fortemente contestado, primeiro pela RTP e depois também pela TVI, que pediram a intervenção da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) para ajudar a solucionar o problema. A RTP, por exemplo, viu os seus níveis de audiências caírem, em muitos casos, mais de 10%.

A GfK foi confrontada com a necessidade de alterar o estudo de base a partir do qual seleccionou o painel de espectadores onde instalou os audímetros. Este novo sistema funciona com base na gravação do som do televisor e depois é necessário que outra empresa - a Markest -, identifique o programa a que esse som corresponde.

De acordo com António Salvador, a GfK estabeleceu o primeiro painel com base no conhecimento da população proporcionado pelo Censos 2001, mas está “agora em condições de introduzir os dados do Censos 2011” e acomodar o novo painel a esta nova realidade.

Por outro lado, a empresa contratada pela CAEM para fazer as audiências televisivas - onde assentam as negociações entre as estações de televisão e os anunciantes relativamente aos preços da publicidade televisiva - apenas em Janeiro e Fevereiro próximos irá introduzir os dados relevantes relativos às taxas de substituição entre a população que passou a ter acesso à televisão por subscrição no processo de passagem para a Televisão Digital Terrestre (TDT), que se concluiu neste ano.

“Vamos fazer a tal grande alteração em simultâneo em Janeiro e Fevereiro, Dezembro era um mês muito ingrato para fazermos isso”, sublinhou António Salvador. Para o responsável pela GfK, este “é e será sempre” um processo dinâmico, e garante que a empresa estará em condições de respeitar aquilo que ficou acordado com a CAEM e a própria ERC: “Estimamos ter 98% das intenções [para instalação de audímetros] concretizadas no final de Fevereiro e a nova grelha estará definitiva a partir de 1 de Março.”
 
 

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