Rui Moreira: “Devíamos falar menos sobre a Grécia porque também vivemos na rua dos pobres”

Rui Moreira critica o Governo e o Presidente por “falarem de mais” sobre a situação da Grécia, assumindo o papel do “pobre-sério” que se procura destacar do “pobre-ladrão” sem se aperceberem que, no final, ambos podem estar ligados pelo mesmo destino.

Fotogaleria
Rui Moreira Nelson Garrido
Fotogaleria
Rui Moreira Nelson Garrido
Fotogaleria
Rui Moreira Nelson Garrido

A poucos meses da primeira metade do seu mandato na Câmara do Porto, Rui Moreira sente-se bem na pele de presidente e congratula-se com as transformações que conseguiu em matéria de cultura e de coesão social. Em parte, ancora o seu sucesso numa boa herança de Rui Rio, mas opõe ao seu antecessor um estilo de governação mais aberto e dialogante, no qual a vontade de “dessacralizar” a imagem do presidente, aproximando-a dos cidadãos, é primordial.

Moreira vai manter-se neutro nas legislativas e nas presidenciais, garante que se se recandidatar será novamente como independente e considera que Portugal só poderá recuperar parte da soberania perdida com a entrada no euro e com a “abdicação” ao memorando da troika se a Europa caminhar no sentido do federalismo. Até lá, quem determina o grau de austeridade não serão nem os eleitores nem o próximo Governo

Sente-se bem na pele de presidente-rei?
Não acho que seja um presidente-rei, mas gosto imenso de ser presidente de câmara.

Presidente-rei no sentido de quem cultiva uma faceta popular, que gosta de eventos com muita gente, que não limita ao gabinete.
Nesse sentido, acho que sim. Nós dissemos várias vezes que íamos tentar dessacralizar a visão que a cidade tinha dos anteriores presidentes de câmara, e não apenas do meu antecessor. Queríamos ter pelo contrário um modelo mais nórdico, mais anglo-saxónico em que o presidente da câmara é apenas ‘mais um de nós’. E nesse sentido acho que temos feito um pouco isso, quer eu, quer os vereadores.

A vontade de manter esse contacto com a população resulta da constatação que vive em estado de graça?
Não sei se é um estado de graça. Espero que seja um estado normal em que o presidente de câmara, que tenta interpretar a cidade, consegue viver. Se não for assim, não faz sentido. No dia em que eu tiver medo de sair à rua, nesse dia tenho de me ir embora.

Está coligado com o PS e, teve o apoio do CDS e a sua candidatura foi impulsionada por destacados militantes do PSD. Como vai gerir este saco de gatos nas legislativas?
Nas legislativas não vou gerir coisa nenhuma. Já disse que o presidente da Câmara do Porto não apoiará nenhuma candidatura, não é isso que me preocupa no dia-a-dia.

Mas, pessoalmente, qual é o programa político para o país que mais o atrai?
Nem sequer vou responder a isso. Se não estaria a fazer o que disse que não faria.

Esse distanciamento não torna a relação com o seu parceiro de coligação PS mais difícil?
Não, isso ficou claro a partir da primeira hora. Fui eu quem ganhou as eleições e convidou o PS, não foi o PS quem ganhou as eleições e me convidou a mim.

Em relação à austeridade: acha que Portugal vai ter condições nos próximos anos para a aliviar significativamente?
Vai depender do que suceder na Europa. Isso não vai ser decidido pelo Governo português. Tudo aquilo que tem sido dito pelos vários partidos, e não apenas por aqueles que são candidatos à vitória, pressupõe sempre que nós temos hoje uma soberania total. Mas os países europeus, principalmente os que têm a nossa dimensão, perderam e abdicaram dessa soberania quando entraram para o euro e ao mesmo tempo não construíram uma outra soberania, que seria a soberania federal. A Europa dos directórios, que eu temi e sobre a qual eu escrevi mutas vezes no PÚBLICO, é que vai determinar se vai haver mais austeridade ou não. O Governo português, qualquer que ele seja, pode determinar onde é que vai aplicar a austeridade: se é aqui ou se é ali.

Actualmente temos em Portugal dois discursos políticos em confronto: um que aceita a austeridade como uma coisa natural e outro que promete luta contra essa austeridade, dizendo que é possível criar condições mais suaves para o país. Qual destas teses lhe parece mais consistente?
Eu creio que essas narrativas podem ser atractivas para as eleições importantes que aí vêm. Mas enquanto não percebermos o que vai acontecer à Grécia – e o que vai acontecer com a Grécia é algo que nós não conseguimos determinar -, eu entendo que os portugueses não devem fazer a sua escolha em função de que se vai ou não vai aliviar a austeridade. Eu pelo menos não o vou fazer. Pela simples razão de que isso não é determinado pelo eleitorado português. Não vão ser os nossos eleitores nem os nossos governantes que vão sair das próximas eleições que vão determinar isso.

Portanto, para si a Grécia é o mais importante assunto da política interna portuguesa?
Com certeza. Em que nós temos muito pouca intervenção. Não vamos ser ouvidos nem achados sobre a Grécia, mas o que vai suceder na Grécia e as consequências que virão a ter na Europa e na futura soberania da Europa é que vai determinar o caminho que o próximo governo português vai ter que seguir.

Como comenta a posição do Governo português no caso da Grécia, que, de alguma forma, pode ser vista como estando em sincronia com o directório europeu?
Quer o Governo quer a Presidência da República têm feito demasiados comentários acerca da Grécia.

O que o preocupa é a quantidade ou aquilo que o Governo e o Presidente dizem?
Acima de tudo deviam falar menos. Todos nós devíamos falar menos. Também a esquerda devia falar menos. Porquê? Porque objectivamente somos irrelevantes na decisão a que se vai chegar e acima de tudo porque nós também vivemos na rua dos pobres, mas somos o pobrezinho mais sério. Esta atitude menoriza a posição de Portugal na Europa e no mundo.

Mas esse é o discurso do Governo e do Presidente?
Sim. E eu estou a criticá-los por isso.

Vamos ter um happy end no caso grego? Depois deste domingo vamos ser 19 ou 18 países do euro?
Não consegui ver na minha bola de cristal. Não faço prognósticos. Aí cairia na tentação de fazer o que tem feito o PR, o PSD, o primeiro-ministro, o PS. Todos têm feito isso.

Qual é o seu desejo?
O meu desejo é óbvio: é que se encontre uma solução possível e razoável para a Grécia que mantenha o euro e mantenha a Europa. O Grexit é a pior solução, claramente, para Portugal. Não é dentro da Europa. Quem está de fora e nos empresta dinheiro vai olhar para nós e dizer: ‘Este é o mais pobrezinho da rua dele; se correr mal, o rico da rua não o vai ajudar e por isso a gente não lhe vai emprestar dinheiro’. A lógica é tão simples como esta. Um bocado como quando se jogava monopólio: quando se começa a ficar enfraquecido, somos o próximo alvo a abater. E portanto não gostaria que se as coisas corressem mal na Grécia. Em termos da dívida passamos a ser os mais pobres da nossa rua. Como já não há o pobre-ladrão, há apenas o pobre-sério, o pobre-sério tem no final a mesma sorte que o pobre-ladrão.  

Gostava de ver um homem do Porto em belém apos as eleições presidenciais?
Um homem do Porto em Belém? No Belenenses? Se é relativamente ao doutor Rui Rio, acho que tem todas as condições para exercer o cargo que quiser ao mais alto nível em Portugal. E há uma coisa que eu sou e acho que a cidade do Porto também é: nós somos gratos. Logicamente que, para o presidente da Câmara do Porto, tudo o que envolva portuenses para cargos importantes é sempre bom. Legitima de alguma forma a sociedade civil, e a sociedade política do Porto.

Para além da Presidência da República, Rui Rio admitia candidatar-se liderança do PSD, ou seja, primeiro-ministro, se Passos Coelho perdesse as legislativas. A qual destas funções é que se devia candidatar?

Tem de lhe perguntar, porque não sei qual é o cenário. Não lhe disse a si, também não me disse a mim. Já não o vejo há muito tempo.

Está zangado com Rui Rio?
Não.

Tem a mesma relação que tinha antes de ser eleito presidente da Câmara do Porto?
Tenho.

Fala com ele amiúde?
Não, mas também não falava com ele amiúde.

Admite apoiá-lo para a Presidência da República?
O presidente da Câmara do Porto não vai apoiar ninguém. Se entendo que o doutor Rui Rio tem todas as condições para ser Presidente da República, acho que sim.

Mas, na sua opinião, não lhe falta uma alguma capacidade de diálogo, que é fundamental para exercer o cargo do mais alto magistrado da nação?
Não vou fazer essa avaliação. Mas olhando para a situação actual da Presidência da República, vemos que nunca a Presidência esteve enquanto órgão [de soberania] tão mal vista entre os portugueses. Precisamos de encontrar uma nova forma de regenerar a instituição Presidência da República. Como é que o vamos fazer? Vai depender muito do próximo presidente. Se me pergunta se o doutor Rui Rio é uma pessoa de grandes diálogos, não. Mas, ao mesmo tempo, tem suscitado a reforma do sistema político e, de facto, essa reforma do sistema político vai ter de ser pensada no futuro.

Lisboa já teve um presidente de câmara na Presidência da República. Se o mesmo sucedesse com o Porto estatuto político da cidade sairia reforçado?
Não. O estatuto político do Porto existe, é presente e resulta muito mais de uma sociedade civil sempre muito irrequieta, que questiona tudo, do que propriamente agora de um portuense qualquer ser presidente.

Tem sentido isso no exercício das suas funções?
Cada vez mais. Acho até que ela se está a reinventar. No Porto tudo se discute, vejo isso pela minha página do Facebook, respondo a dezenas de questões que nos são colocadas. O Porto questiona tudo e, neste momento, há um grande escrutino por parte da cidadania, talvez por eu ser um candidato independente. O escrutino democrático no Porto é um escrutino que não é típico da sociedade portuguesa, é muito mais próximo das sociedades anglo-saxónicas, que escrutinam tudo, discutem tudo, têm opiniões sobre tudo e querem saber a nossa opinião sobre coisas que não controlamos. Não é serem rezingões.

Sugerir correcção
Ler 8 comentários