Portugal terá semana de frio, sol e céu azul

Temperaturas vão cair à noite e devem manter-se relativamente baixas durante a próxima semana.

Foto
Vai estar muito frio até domingo ao meio-dia Adriano Miranda

Vem aí frio, e já é o tempo dele. A pouco mais de duas semanas de começar cronologicamente o Inverno, os termómetros vão descer progressivamente ao longo dos próximos três dias, chegando a valores negativos no interior do país.

Não será, no entanto, uma onda congelante, como a que ocorreu há precisamente um ano, nos primeiros dias de Dezembro de 2013. Nessa altura, os termómetros desceram até -5oC em vários pontos do país, sobretudo no interior norte, chegando a -7 oC em Carrazeda de Ansiães.

Agora, vai estar fri,o mas nem tanto. A temperatura vai descer sobretudo à noite, caindo um a dois graus Celsius por dia até domingo. Em Lisboa, por exemplo, na noite de sexta-feira para sábado a mínima deverá estar em torno de 5oC. Na noite seguinte, descerá para 4oC. No interior norte e centro, descerá ligeiramente abaixo de zero.

Não se está, neste momento, perante situações em que a circulação atmosférica transporta massas de ar polares para sul, mergulhando o país num frio mais extremo.

Segundo a meteorologista Cristina Simões, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a queda nas temperaturas tem a ver com uma circulação de leste, mais comum e que nesta altura do ano traz ar frio para Portugal. No Verão, é o contrário: vento de leste é sinónimo de calor e fogos florestais.

“As temperaturas vão-se manter baixas durante a semana”, diz Cristina Simões. Mas o que está em causa, explica a meteorologista, são mesmo as noites. As máximas, durante o dia, não descerão tanto. Em Bragança, onde se prevêem mínimas de -1oC e -2oC ao longo da próxima semana, o termómetro subirá ao longo do dia até 9oC a 12oC. No Porto, a mínima chegará a 1oC, mas as máximas rondarão os 13oC a 15oC.

O relativo frio que se espera virá nobremente acompanhado. Na previsão a dez dias do IPMA, a semana surge repleta de sol e céu azul, sem nuvens.

Sugerir correcção
Comentar