Portugal fora do Festival da Canção

RTP alega motivos orçamentais para não participar.

Foto
Os Homens da Luta representaram Portugal em 2011 Patrik Stollarz/AFP

Portugal renunciou à participação, em 2013, no Festival Eurovisão da Canção, que se realiza na Suécia, anunciou a RTP, invocando restrições orçamentais.

Numa nota informativa divulgada no seu portal, a RTP refere que "anunciou hoje às entidades competentes a sua não participação no Eurofestival de 2013, na Suécia".

A RTP justifica a decisão com "a actual conjuntura orçamental, que não permite que se possam acumular eventos de monta", tendo que "optar por aqueles que tragam maior dignidade" aos cantores e sejam "mais abrangentes" em termos de público.

A televisão pública propõe-se "realizar um evento que permita concretizar o lançamento de novos valores, que possam ser os principais intérpretes da indústria musical portuguesa do futuro, e que traga, de novo, dignidade à participação de intérpretes e compositores nacionais num programa de serviço público abrangente e de qualidade".

A edição 2013 do Festival Eurovisão da Canção decorre em Maio, na cidade sueca de Malmö.

O Eurofestival é um concurso anual de canções transmitido pela televisão, com participantes de diversos países europeus, cuja televisão nacional transmissora é membro da União Europeia de Radiodifusão, como é o caso da RTP.

Portugal concorreu, pela primeira vez, ao Festival Eurovisão da Canção em 1964, com "Oração", interpretada por António Calvário.

A melhor classificação obtida no concurso foi um sexto lugar, em 1996, com "O Meu Coração Não Tem Cor", canção interpretada por Lúcia Moniz.

Sugerir correcção
Comentar