Portugal desperdiça um milhão de toneladas de alimentos por ano

O país desperdiça por ano 17% dos alimentos produzidos para consumo humano - menos do que a média europeia.

Foto
A indústria conserveira apenas aproveita metade do peixe que dá entrada no seu processo de transformação João Henriques

O primeiro estudo nacional sobre as perdas ao longo da cadeia de aprovisionamento alimentar é apresentado quinta-feira na Gulbenkian.

Há quem deite fora um iogurte que está fora do prazo, quem ponha no lixo os restos do jantar, ou o lanche que o filho não comeu, a fruta que amadureceu de mais, as sobras que guardou durante uma semana com a intenção de os aproveitar e que, entretanto, se estragaram. Podem ser pequenas quantidades, mas, se somarmos o que cada um de nós, consumidores, deitamos fora, percebemos que estamos a contribuir para o milhão de toneladas de alimentos que anualmente são desperdiçados em Portugal. Um valor que corresponde a 17% do que o país produz.

Do Campo ao Garfo - Desperdício Alimentar em Portugal, o primeiro estudo deste tipo feito no país, é apresentado quinta-feira (a partir das 15 horas) na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, na última sessão-debate do ciclo sobre Alimentação, em parceria com o PÚBLICO.

Leia mais no PÚBLICO de hoje ou na edição online exclusiva para assinantes. Leia ainda sobre o que podemos fazer para reduzir o desperdício alimentar para metade até 2025 e como se podem calcular os desperdícios.

Sugerir correcção
Comentar