PJ apreende oito aves exóticas protegidas no valor de 22 mil euros

Foto
Comércio destas espécies é ilegal AFP/Austral Foto/Renzo Gostoli

A PJ anunciou nesta quarta-feira que apreendeu oito aves exóticas (quatro casais) protegidas pela legislação internacional, no decurso de um inquérito judicial por dano contra a Natureza e contrabando qualificado. As aves estão avaliadas em 22 mil euros.

Em comunicado, a PJ explica que a operação, levada a cabo em conjunto com o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), permitiu apreender oito psitacídeos, aves da ordem dos Psittaciformes, que inclui pagagaios, araras, periquitos, cacatuas e afins,cuja posse estava “completamente indocumentada”.

Estas espécies estão protegidas pela Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção - conhecida pela sigla CITES. A comercialização destas aves está proibida ou condicionada.

A operação ocorreu no âmbito de um inquérito a decorrer no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa, na 3ª secção. Segundo uma nota da Procuradoria-geral Distrital de Lisboa, na investigação “foram emitidos, sob promoção do MP [Ministério Público], mandados de busca domiciliária e apreensão”.

O comércio ilegal de aves exóticas tem vindo a aumentar nos últimos anos. Recentemente, a PJ anunciou a apreensão no aeroporto de Lisboa de 61 ovos de papagaio, que uma mulher proveniente do Brasil trazia embrulhados em papel e enfiados em meias, o conjunto todo enrolado à volta da cintura, por baixo da camisa.

Sugerir correcção
Comentar