Patriarca de Lisboa lembra “circunstâncias difíceis” em que Natal é vivido por muitas famílias

D. Manuel Clemente invocou exortação apóstólica do Papa Francisco "método" de "aproximação" a quem vive em dificuldades.

Foto

O patriarca de Lisboa lembrou, na sua mensagem de Natal, as “circunstâncias difíceis” em que este Natal é vivido por muitas famílias e apelou a que “olhemos” para o que se está à nossa volta e “vejamos de que situação, de que periferia, de que marginalidade até, nos temos que abeirar”.

Na sua primeira mensagem natalícia como patriarca, transmitida pela RTP na noite desta terça-feira, D. Manuel Clemente identificou como “circunstâncias difíceis” a “precariedade de vida, de dificuldade de trabalho ou de inexistência de trabalho, de dificuldades de saúde, de dificuldades de isolamento” e tudo o que “pesa gravemente sobre grande parte da sociedade”.

D. Manuel Clemente referiu-se à exortação apostólica que o Papa Francisco divulgou há cerca de um mês e ao “programa” ou “método” que propôs para actuação dos cristãos e que – em seu entender – pode ser alargado às famílias, às empresas e à vida política nacional e internacional.

O “método” que patriarca considera é “muito concreto, passa, explicou, pela “aproximação” às “dificuldades dos nossos contemporâneos”, “envolvimento” e acompanhamento das situações”. Esse acompanhamento “só por si, ocasiona frutos”, disse também o patriarca, que destacou igualmente a importância de “festejar” porque alguma coisa se consegue – “às vezes são vitórias muito simples, são sorrisos que se abriram, são isolamentos que se acompanharam, são circunstâncias que passaram a ser outras, simplesmente porque nós estivemos lá”.

“Olhemos à nossa volta, olhemos para a nossa família,olhemos para os nossos ambientes, olhemos para as nossas vizinhanças, que muitas vezes se chamam assim mas realmente já não o são, e então vejamos de que situação, de que periferia, de que marginalidade até, nos temos que abeirar”, disse.

 

 

  

 

 
 

Sugerir correcção
Comentar