O Vale era Verde?

Contratos precários, sobrecargas de horário, métricas e tarefas administrativas que tornam irónica a expressão “estudasses…”.

Por vezes, há quem pareça ainda evocar certas recordações de infância, com as televisões cheias de agricultores de sucesso, tratores ao infinito, indústria, sorrisos... No fundo, evocações que recordam um país a tornar-se europeu, com uma comunidade que parecia satisfeita consigo própria. Lembram-se?

Avancemos em prolepse sobre essa evocação de um Portugal dos 80, para a capital da Letónia, Riga em 2008. As mesmas caras, com agricultores, empresários, cientistas… mas, a inocência ficou para trás e algum sentido crítico ajuda a despertar o esclarecimento. Cartazes similares num país distante, uma realidade próxima ao último sucesso de Hollywood (curiosamente, num dos cartazes, um empresário abre a camisa para tornar-se o super-homem). Afinal, “de que nos lembramos, quando nos lembramos de nós?” recuperando aqui a pergunta do fotógrafo Duarte Amaral Netto.

Avancemos por isso em jumcut, agora para olhar para outra face: doutorados, geração mais qualificada e pessoas que deram anos e anos da sua vida ao ensino superior e ciência. Acreditaram e trabalharam dando o seu melhor, em nome do mesmo país. Mas as caras são outras e nelas lê-se um misto de revolta e indignação, a obrigação de contenção perante um sistema gerido sem racionalidade. Há medo, sedimentado num velho jogo: estes são os rostos de um país amputado.

Em 2015, em pleno Verão, houve um debate nas páginas deste jornal sobre o politécnico e a universidade. Curioso sintoma e interessante o debate, mas sejamos claros: hoje, a universidade é o politécnico. É um interessante caso da negação da negação. O politécnico, que começou por ser a não-universidade, reuniu uma série de atributos que o obrigaram a constituir-se nesse reverso. Não deixa de ser irónico, que na opinião pública, o politécnico se tenha constituído como o lugar dos que não têm lugar na universidade. Esse lugar de exclusão, de suposta praticabilidade, aplicação, saber técnico, surge agora como resposta ao impasse da universidade. Estabelecido o marco desse bloqueio, a universidade torna-se politécnico. Para quem ainda não acredita, basta observar a dominância do discurso da ligação ao meio, a produção de resultados, a aplicabilidade da investigação, da necessidade de produzir resultados (imediatos).

Quando os cursos de curta duração do politécnico ainda estiverem para conseguir apanhar a realidade, tentando com que escolas industriais do século XIX possam fazer sentido no século XXI, o que fizemos pelo país, pela destruição do que investimos na qualificação, estará tão irremediavelmente perdido, que então alguns irão tentar recuperá-lo, como um cão que procura sempre a sua cauda.

O caminho que estamos a trilhar esvazia a herança de Prometeu. Está a ser vencido pela imprudência.

Não há rankings internacionais sem docentes e investigadores. Os colegas que estão nas instituições é que trabalham diariamente para conseguir resultados. Habitam e trabalham no surreal Kafkaesco. São eles que tentaram ultrapassar o corte de 30% sobre o financiamento. São eles que tentaram forçar a entrada na biblioteca, mesmo quando estava fechada nesse querido mês de agosto, porque houve cortes e mesmo a luz e a água são difíceis de pagar. São eles que persistem em contratos precários (isto quando não sobrevivem da famigerada bolsa). São eles que resistem à decisão da Fundação para a Ciência e a Tecnologia arrasar 40% porque… porque é assim pequeno e o pequeno tem muita força, mas a arrogância é primus inter pares. A eles se deve muito do financiamento, obrigados que foram a transformar-se em caixeiros-viajantes da ciência. Por vezes, quando se vê as pessoas a correr, lembramo-nos do Forrest Gump.

Contratos precários, sobrecargas de horário, métricas e tarefas administrativas que tornam irónica a expressão “estudasses…”. Em breve, serão menos. O país já percebeu isso.

Voltamos ao início deste texto, mas agora com a lição de John Ford: o Vale é sempre mais verde aos olhos de uma criança. Infelizmente, o fim do filme mantém-se igual ao seu início, pega-se na resignação, juntam-se os pertences e parte-se com mágoa. Tudo como antigamente? Apenas pegamos na mochila e esquecemos?

Vice-presidente da direção do SNESup

Sugerir correcção
Comentar