O próximo Junho

Antes de começar o Verão há sempre um mês de Primavera que se apaixonou por ele.

As nuvens vão passando. Cada vez mais o sol se põe sem nada à frente.

É bom ver que o nosso mundo é tão redondo como o sol, que até o horizonte é curvo, por causa do nosso planeta estar a girar (incluindo, sem dúvida, a façanha de ficar cada vez mais giro) à volta do sol.

As gaivotas circulam a pensar nas sardinhas que aí vêm e os andorinhões invadem as praias, mesmo antes do pôr do sol, para apanharem os mosquitos acabados de nascer.

Aproximando-se Junho, tudo em Portugal se apazigua, prepara e põe a jeito.

A partir do dia 21 de Junho — o mais comprido do ano; o primeiro do Verão os dias começarão miseravelmente a encurtar-se. Falta menos de um mês.

Por isso mesmo é este "menos de um mês" que devemos celebrar. O próximo Junho será a maravilha do ano: o fim da Primavera e o princípio do Verão.

É nesse dia que a Sara, minha filha, irmã da Tristana (pedida em casamento pelo meu amigo Bruno), se vai casar com o meu amigo João. Estes dois maravilhosos casais deram-me já dois netos irresistivelmente encantadores: o Vicente e o António.

Assim me encontro, com a sorte dos deuses, à beira dos melhores meses e das melhores alegrias do ano.

Antes de começar o Verão há sempre um mês de Primavera que se apaixonou por ele.

O tempo é todo mal contado e imprevisível. Mas o amor também tem datas que cumpre. O próximo Junho é abençoado por ser Junho; por ser próximo e por ser, logo à partida, bendito.

Vem aí a felicidade: viva tudo o que é bom e vem aí!

Sugerir correcção
Ler 1 comentários