Nadadores salvadores alertam para a falta de vigilância nas praias

Dias quentes numa época em que já não há vigilância representam elevado perigo.

Foto
Contratação dos nadadores salvadores deveria ser uma competência do Estado, defende a Federação Rui Gaudêncio/PÚBLICO

A Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores (Fepons) alertou este domingo para a possibilidade de mortes nas praias portuguesas devido ao aumento das temperaturas previsto a partir de hoje.

A Federação lembrou que não há vigilância dos nadadores salvadores e por isso é "necessário adoptar comportamentos extraordinários de segurança", como não passear junto da ondulação e evitar tomar banho no mar. Caso isso aconteça, os banhistas devem evitar correntes de retorno.

Além das temperaturas altas, a federação recordou que os concessionários de praia podem funcionar "sem obrigatoriedade da presença de nadador salvador".

"Mantemos a opinião de que a legislação que permite os concessionários de praia abrirem sem a obrigatoriedade da presença de nadador salvador não é adequada, podendo trazer mortes às praias portuguesas e que a contração dos nadadores salvadores deveria ser uma competência do Estado, através das autarquias", lê-se num comunicado divulgado este domingo.

As temperaturas em Portugal subiram este domingo e vão-se manter relativamente elevadas para a época – em torno dos 30 graus em vários pontos do país – ao longo da semana, segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Sugerir correcção
Comentar