Morreu Vasco Lourinho, antigo correspondente da RTP em Madrid

Foto
Vasco Lourinho começou a colaborar com a RTP nos anos 1980 RTP/Arquivo

O jornalista Vasco Lourinho, que durante duas décadas foi o correspondente da RTP em Madrid, morreu na noite de terça-feira. Lourinho estava hospitalizado no Algarve, região onde residia.

Em Espanha, Vasco Lourinho iniciou a sua carreira de jornalista como redactor do jornal Pueblo, depois de ter ido estudar jornalismo para Madrid, em 1964. Um dos seus temas de eleição era o separatismo e escrevia longamente sobre a ETA.

Foi só no início da década de 1980 que começou a colaborar com a RTP, por intermédio de Adriano Cerqueira, que lhe pediu uma peça sobre a discussão para a elaboração da nova Constituição espanhola. “Vasco Lourinho, de Madrid, para a RTP”, costumava assinar no final da peça, com um sotaque que indiciava o seu entrosamento na cultura linguística espanhola.

Acabou por deixar a RTP num processo de litígio com a empresa, por o seu vínculo com a estação de serviço público não ser formal. No seu currículo consta também uma condenação num processo que envolvia a empresa Afinsa e negócios filatélicos, para a qual trabalhou entre 1998 e 2001.
 

Sugerir correcção
Comentar