André Macedo sucede a João Marcelino no Diário de Notícias

Controlinveste, agora com António Mosquito e Luís Montez entre os accionistas, volta a mexer na direcção dos seus jornais.

Foto
José Sarmento Matos

O jornalista Nuno Saraiva, actual subdirector do Diário de Notícias (DN), foi nomeado director interino para assegurar o regular funcionamento do jornal até André Macedo assumir a direcção do título, que deverá acontecer a 15 de Setembro.

Em comunicado, o Conselho de Administração da Controlinveste revela ter convidado o jornalista André Macedo, director do jornal electrónico e suplemento de economia Dinheiro Vivo, para novo director do Diário de Notícias.

O jornalista João Marcelino, que em 2007 foi uma escolha pessoal de Joaquim Oliveira, à data o único accionista do jornal, cessa nesta quinta-feira as suas funções como director do título e deixa o grupo, onde estava há sete anos. Fonte ligada ao processo disse ao PÚBLICO que as negociações com João Marcelino começaram no início desta semana e terminaram esta quinta-feira.

"O Conselho de Administração gostaria de aproveitar esta oportunidade para endereçar a João Marcelino agradecimentos pela colaboração prestada ao longo dos últimos sete anos e, em particular, a forma leal e empenhada como trabalhou com a actual comissão executiva e faz votos para os maiores sucessos pessoais e profissionais no futuro", lê-se no comunicado.

Para assegurar o regular funcionamento e edição do DN até à tomada de posse de André Macedo, a administração da Controlinveste Conteúdos nomeou o jornalista Nuno Saraiva, actual subdirector, para exercer as funções de director interino durante esse período.

Fundador e director do projecto Dinheiro Vivo, o novo director do Diário de Notícias, André Macedo, é jornalista desde 1995 e integrou a equipa fundadora do jornal i, onde desempenhou as funções de director-adjunto.

André Macedo vai assumir a direcção do jornal, fundado em 1864, numa altura em que as vendas atingem os 17.420 exemplares por dia, segundo dados da APTC (Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragens). Quando João Marcelino foi convidado para o cargo, em Março de 2007, o DN vendia uma média de 37.256/dia.

Marcelino deixa o diário pouco tempo depois da saída de Manuel Tavares da direcção do Jornal de Notícias, cargo que é ocupado interinamente por Alfredo Leite.

Ao que o PÚBLICO apurou, o Jornal de Notícias terá um novo director até final de Outubro e com a nova direcção terminam as alterações no grupo a nível das direcções editoriais de alguns dos títulos. Mas poderá haver ainda uma alteração caso Paulo Baldaia, actual director da TSF, venha a ser escolhido para a director do JN.

Paulo Baldaia, Afonso Camões e Ricardo Jorge Pinto são os três nomes apontados para suceder a Manuel Tavares na direcção do matutino portuense.

Em Novembro, devido ao escalar da dívida, Joaquim Oliveira cedeu a maior parte da sua quota na Controlinveste a novos accionistas. O empresário ficou com uma participação de 27,5%, o angolano António Mosquito ficou com outro tanto, os bancos credores Millennium bcp e BES receberam 15% cada um e o empresário Luís Montez os restantes 15%. 

Sugerir correcção
Comentar