Doença dos pinheiros já levou ao abate de quase nove mil árvores na Madeira

O nemátodo da madeira do pinheiro foi detectado na ilha da Madeira pela primeira vez em Novembro de 2009.

Foto
Miguel Madeira/PÚBLICO

O plano de combate ao nemátodo do pinheiro já implicou o abate de 8479 árvores na Madeira, segundo o director regional das Florestas, Rocha da Silva.

Este plano iniciou-se no início de Outubro, nas localidades da na Fajã de Ovelha, Prazeres e em Câmara de Lobos, na ilha da Madeira.

"Também já está em curso, e em fase de elaboração de contrato, um outro procedimento igual para São Vicente, Ponta do Sol e Serra d'Água, já para um número significativamente superior de árvores a serem retiradas, cerca de 28700", disse Rocha da Silva.

O responsável avançou ainda que está a começar outra iniciativa, a monitorização do insecto que transporta a doença, e que consiste "na colocação de uma série de armadilhas, que serão visitadas periodicamente, e que darão a ideia de qual a densidade deste insecto no terreno".

O nemátodo do pinheiro foi detectado na ilha da Madeira pela primeira vez em Novembro de 2009, em pinheiros bravos (Pinus pinaster) no Palheiro Ferreiro, em São Gonçalo, Funchal, sendo este ponto considerado o ponto focal.

O governante recordou que a região já fez um edital de notificação a todos os proprietários e que há outra situação que se coloca em paralelo, "a segurança de vidas e bens". "Toda a gente conhece o perigo que estas árvores representam, principalmente nos períodos invernosos e na queda destas árvores, quer nas estradas, quer nas encostas, quer como bloqueamento das linhas de água, e estes aspectos trazem sempre uma responsabilidade ao seu proprietário", referiu, explicando que o edital foi publicado devido à ausência de intervenção dos proprietários.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários