Conselho de redacção da RTP contra contratação de “recibos verdes”

Director de informação terá anunciado vontade de colmatar saídas com contratos em regime de prestação de serviços

Foto
Alberto da Ponte Daniel Rocha

Nem pensar. É assim que o conselho de redacção da RTP reage à hipótese de a empresa pública de rádio e televisão contratar jornalistas a recibos verdes para colmatar as saídas que têm ocorrido nos últimos meses.

“O Conselho de Redacção entende que a contratação através de contratos de prestações de serviços significa um retrocesso nos direitos, liberdades e garantias dos jornalistas e no próprio serviço público de televisão, deixando claro que situações de precariedade profissional prejudicam a qualidade e o rigor do jornalismo. E manifesta perplexidade perante esta hipótese por considerá-la contraditória com o comportamento da direcção de informação, que tem vindo a permitir a presente vaga de saídas”, diz um comunicado deste órgão.

A intenção de recorrer a recibos verdes foi, segundo o conselho de redacção, comunicada pelo director de informação na quinta-feira como “solução para colmatar as inúmeras saídas que se têm verificado nos últimos meses”.

A administração da RTP abriu um processo de rescisões amigáveis nos últimos meses, tendo o presidente da empresa, Alberto da Ponte, mantido o cenário de despedimento colectivo em cima da mesa, caso não sejam atingidas as metas definidas na reestruturação da estação pública.

Sugerir correcção
Comentar