Comercial é a estação de rádio mais ouvida

Grupo Renascença é o que tem mais audiência, mas a estação mais popular pertence à Media Capital. Rádios públicas somam menos de 10% de quota.

Foto
A Rádio Comercial conquistou, pela primeira vez, a liderança PÚBLICO

A Rádio Comercial foi a estação mais ouvida no último trimestre do ano passado, com uma quota de audiência de 21,1%. Mas foi seguida de muito perto pela RFM, que subiu de 18,9% para 20%.

De acordo com os dados do Bareme Rádio da Marktest divulgados nesta quinta-feira, a Comercial, que atingira uma liderança destacada com uma quota de audiência de 21,8% no terceiro trimestre de 2012, perdeu algum fôlego, descendo para os 21,1% nos três últimos meses do ano. E a sua principal concorrente, a RFM, subiu de 18,9% para 20%.

A Comercial registou 15,4% de audiência acumulada de véspera e a RFM 13,3%. As duas estações de cariz musical têm feito campanhas publicitárias aguerridas nos últimos meses, usando os números das audiências.

Em terceiro lugar no pódio das rádios ficou a Renascença, com uma quota de 8% de audiência, seguida pela Antena1, a estação de informação pública, com 5,4%. A M80, dedicada sobretudo a música dos anos 80, registou 5,3% e a Cidade FM contabilizou 4,5%.

A rádio de informação TSF, que pertence ao grupo Controlinveste (que detém o Diário de Notícias, o Jornal de Notícias O Jogo), teve uma audiência média de 4,2%.

Olhando para os resultados em termos de grupos, é o da Renascença, que agrega a RFM, Renascença, Mega Hits e Rádio Sim, que tem mais ouvintes, com uma quota de mercado de 35,7%. A Media Capital Rádios – com a Comercial, Cidade FM, M80 e Smooth FM –, não está longe: 32% de audiência média.

Em terceiro lugar está o grupo RTP, com as três antenas públicas – de informação (5,4%), jovem (3,2%) e de música clássica (0,4%). Seguido pela TSF, com 4,2%. Todas as outras estações que não pertencem a estes grupos terão uma audiência média de 17%.
 
 

Sugerir correcção
Comentar