CDS-PP quer que alunos do 3.º ciclo tenham formação obrigatória em primeiros socorros

O projecto de resolução do partido já foi entregue na Assembleia da República e aguarda data para discussão.

Foto
O CDS propõe que a formação tenha uma duração total entre seis a oito horas Enric Vives-Rubio

O CDS-PP propõe que no 3.º ciclo do ensino básico passe a ser obrigatória a formação em primeiros socorros. A proposta destinada aos alunos do 7º, 8º e 9º ano já foi entregue na Assembleia da República e aguarda agendamento para que seja discutida.

De acordo com o projecto de resolução entregue no Parlamento, citado pela Lusa, a formação em Suporte Básico de Vida (SBV) poderia arrancar no ano lectivo 2013/2014, com uma duração total entre seis a oito horas. Não é especificado em que disciplina a formação poderá ser integrada.

A deputada do CDS-PP Teresa Caeiro disse, nesse sentido, que é necessário “conjugar com a autonomia curricular das escolas”. “Primeiro é preciso ter a ideia e o objectivo para depois se ver como lá chegamos”, precisou.

O projecto de resolução especifica que a formação em SBV deve ser ministrada através de parcerias institucionais a celebrar, “no respeito pela liberdade de escolha de cada escola”, com as instituições tuteladas pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

O SBV consiste em vários procedimentos de preservação de vidas em situação de emergência até à chegada de meios de socorro e permite na maior parte das paragens cardiorrespiratórias prolongar a probabilidade de sobrevivência das vítimas.

“A intervenção imediata de quem presencia uma paragem cardiorrespiratória pode ser determinante na salvaguarda da vida. Quantos mais portugueses tiverem esta formação, melhor”, defendeu a deputada.

 

 

Sugerir correcção
Comentar