CDS incomodado com crítica do PSD a governante centrista

Duarte Marques defendeu que João Casanova de Almeida devia "dar a cara" pelo erro no concurso de professores.

Foto
O secretário de Estado Casanova de Almeida Miguel Manso

Os problemas na colocação de professores criaram alguma tensão na coligação PSD/CDS. O CDS ficou incomodado pelas críticas públicas de um deputado do PSD feitas ao secretário de Estado da Administração Escolar, João Casanova de Almeida, que foi indicado pelo partido de Paulo Portas.

O social-democrata Duarte Marques, que acompanha o dossier da educação, exigiu que Casanova de Almeida viesse a público dar a cara pelos “erros” cometidos. "É lamentável o que aconteceu com o concurso de professores e mais lamentável que o secretário de Estado da Administração Escolar não venha a terreiro pedir desculpa, explicar o sucedido e tranquilizar os professores, até porque há muitos que já alugaram casas e que já começaram a organizar as suas vidas e agora não sabem o que lhes vai acontecer", disse Duarte Marques, no passado fim-de-semana, citado pela Lusa.

As declarações não caíram bem no CDS, até porque se aperceberam de que houve pressões no Governo para demitir o secretário de Estado, mas isso acabou por não acontecer.

As críticas aconteceram depois de já se ter demitido um director-geral do Ministério da Educação e dias antes de o ministro Nuno Crato ir ao Parlamento – acompanhado pelo secretário de Estado – dar explicações sobre o assunto.

As bancadas da maioria estavam visivelmente incomodadas com a situação gerada pelos erros na colocação de professores e até com o recuo do ministro nas declarações que fez sobre o concurso de professores, mas consideram neste momento que o caso está a ser ultrapassado.

Depois de terem de defender o ministro perante um caso que não era fácil, os deputados do CDS já estão a desvalorizar a polémica gerada pelo erro no concurso de professores e lembram que o problema está agora circunscrito num universo de docentes muito pequeno.

O PÚBLICO contactou Duarte Marques, mas o deputado não quis fazer declarações para não alimentar mais a polémica entre PSD e CDS. Mas o social-democrata tem lembrado até a colegas do CDS que já tem criticado membros do Governo que são do PSD e também que já defendeu Paulo Portas noutras ocasiões. O deputado considera que não podia ter deixado de pedir responsabilidades a um membro do Governo só porque é do CDS e que isso não põe em causa a sua solidariedade para com a coligação. 

Sugerir correcção
Ler 2 comentários