BE quer bolsa municipal de habitação em Lisboa para responder a despejos

Foto
Para João Semedo, a RTP é uma "privatização em que o fanatismo ideológico do Governo está bem claro" Daniel Rocha

O candidato do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara de Lisboa, João Semedo, defendeu hoje a criação de uma bolsa municipal de habitação que funcione como “resposta de emergência” aos inquilinos que sejam despejados.

João Semedo participou hoje, na avenida Duque de Ávila, na sessão de esclarecimento "Aumento das rendas e despejos. E agora?", para, por um lado, “informar” e, por outro, “mobilizar os lisboetas contra uma lei injusta e socialmente brutal”, que, disse, “ameaça 40 mil pessoas na cidade de Lisboa”.

O candidato considerou que “é na área da habitação e do urbanismo que são mais visíveis as insuficiências de seis anos de mandato de António Costa”, do PS. Embora reconhecendo que estas são as áreas “onde a mudança é mais difícil”, argumentou que “é exactamente nas dificuldades que se vê a capacidade de uma câmara e do seu presidente”.

Desse ponto de vista, considerou, “a gestão de António Costa deixou muito a desejar”. Na sua perspectiva, “o problema da habitação é um problema central em Lisboa, e está por resolver”.

“É preciso apostar na habitação municipal, é preciso que a câmara intervenha no mercado para baixar os preços, é preciso mais arrendamento e mais aquisição, mais habitação do que novas habitações. É assim que se pode baixar as rendas e o valor de aquisição das casas para podermos trazer para Lisboa o que a cidade perdeu nas últimas décadas, mais 300 mil lisboetas”, considerou.

Para os “casos de emergência” – os despejos –, João Semedo defende que a câmara deve dispor de “uma bolsa municipal de habitação”, recorrendo, por exemplo, a casas das quais é proprietária e que estão devolutas.

Além da candidatura de João Semedo, são já conhecidas as candidaturas do PS (a coligação “Juntos Fazemos Lisboa”, liderada por António Costa), do PSD/CDS-PP/MPT (a coligação “Sentir Lisboa”, encabeçada por Fernando Seara), da CDU (João Ferreira), do PPM/PND/PPV (Nuno Correia da Silva) e do PCTP/MRPP (Joana Miranda) à presidência da Câmara de Lisboa nas eleições autárquicas de 29 de Setembro.

O socialista António Costa lidera a Câmara de Lisboa, que é composta ainda por oito vereadores do PS (três de movimentos independentes), sete da coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM e um da CDU.

Sugerir correcção
Comentar