Autárquicas: urnas não abriram em freguesia de Alcobaça

Fechadura de escola bloqueada em Alpedriz, que foi agregada com Cós e Montes, no âmbito da reforma administrativa.

Foto

As urnas na freguesia de Alpedriz, no concelho de Alcobaça, não abriram porque a fechadura da escola onde deveria decorrer a votação foi bloqueada durante a noite, disse fonte da GNR. Mais tarde, populares concentraram-se para impedir a votação.

Esta freguesia foi agregada com as de Cós e Montes, no âmbito da reforma administrativa concretizada nesta legislatura, mas o processo não foi bem aceite por alguns dos autarcas.

“As urnas não vão abrir porque a população está revoltada com a agregação contra a sua vontade e não vai deixar que se realize a votação”, disse à Lusa o presidente da Junta de Freguesia de Alpedriz, Alberto Luz.

De acordo com o autarca, no local esteve, durante a manhã, "uma equipa da câmara [de Alcobaça] que queria abrir a porta à força”, antes das 11h, “mas as pessoas não deixaram”.

Fonte da GNR disse à Lusa que “os boletins de voto nem foram entregues” e que terá de ser marcada uma nova data para a realização das eleições autárquicas neste local.

“A freguesia nunca quis estar ligada a Cós e apresentámos na Assembleia Municipal uma proposta alternativa para passarmos para a freguesia de Pataias, mas a proposta nem chegou a ser votada e foi-nos imposta esta situação”, disse Alberto Luz.

Para além do boicote em Alpedriz, a votação para as eleições autárquicas começou com atraso em pelo menos duas freguesias de Chaves, uma de Vila Real e na assembleia de voto instalada na escola André de Resende, em Évora, segundo fontes policiais e autárquicas. Mais de 9,5 milhões de eleitores são neste domingo chamados a eleger os dirigentes de 3399 autarquias, em eleições autárquicas marcadas pela redução de freguesias e pela alteração dos rostos dirigentes em centenas de localidades devido à lei da limitação dos mandatos.

Os eleitores portugueses e os estrangeiros recenseados são chamados a votar, entre as 8h e as 19h, para as câmaras municipais (boletim de voto verde-claro), assembleias municipais (boletim de voto amarelo) e assembleias de freguesia (boletim de voto branco).

Serão eleitos os presidentes de câmaras e de assembleias municipais de 308 municípios, assim como os presidentes das juntas, que este ano são reduzidas de 4259 para 3090, devido à reforma administrativa.
 

Sugerir correcção
Comentar