Banqueiro português eleito n.º 1 em lista de líderes gay

Presidente do HSBC no Reino Unido, António Simões foi reconhecido por rede de executivos em lista no Financial Times.

Foto
Para António Simões, a importância desta distinção é o facto de poder “ajudar outros” José Farinha

O português António Simões, presidente do HSBC no Reino Unido, o maior banco europeu e um dos maiores mundiais, ficou no primeiro lugar de uma lista dos 50 líderes gay de negócios e empresas que se assumiram publicamente e se afirmaram como modelos, publicada pelo jornal Financial Times (FT).

Casado, António Simões, 38 anos, que é ainda responsável para a Europa pela área de retalho e gestão de fortunas do HSBC, ficou no primeiro lugar porque “teve pontuação muito alta em todos os critérios”, disse Suki Sandhu, fundador da rede de executivos LGBT (lésbica, gay, bissexual e transgénero) OUTstanding in Business, que seleccionou o top 50 destes líderes publicado no FT.

“É um líder executivo, que assume a sua sexualidade no mundo das finanças, tem impulsionado a agenda da diversidade no HSBC, desafiado estereótipos, e ganhou o prémio do líder do ano nos European Diversity Awards”, explicou.

Os membros da lista tinham que dar a sua autorização e Simões aceitou por sentir “que há uma responsabilidade de ser um modelo”, disse ao PÚBLICO por telefone, a caminho da cerimónia da distinção.

“Sempre vivi num ambiente com muito apoio dos amigos e da família. Quando comecei a trabalhar, o ambiente não era tão inclusivo como é hoje”, lembra, explicando, porém, que nunca “encontrou qualquer tipo de discriminação”, mas que o mesmo não se passa em todo o lado nem em todas as empresas. A importância desta distinção, considera, é o facto de poder “ajudar outros”. 

A lista OUTstanding in Business estreou-se este ano e quer aumentar a visibilidade, inspirar, ser a voz dos executivos LGBT no mundo dos negócios e promover a diversidade nas empresas (“coming out” é a expressão usada em inglês para quem assume publicamente a sua sexualidade). A publicação do Top 50 apareceu num suplemento do FT dedicado ao tema.

“A lista dos 50 OUTstanding é a prova de que os executivos LGBT estão a fazer uma enorme diferença e contribuição para a economia. Mostra que uma pessoa se pode assumir e ter sucesso”, escreve o fundador, que quer encorajar outros a assumirem a sua sexualidade.

Na lista dos 50 estão homens como Vincent François, da Société Générale (26.º), Paul Reed, CEO da BP (3.º), e mulheres como Beth Brooke, vice-presidente do conselho de administração da empresa EY (2.º), ou Claudia Brind-Woody, vice-presidente da IBM (6.º).

As nomeações foram feitas através de uma campanha nas redes sociais apoiada por personalidades como o realizador Stephen Fry e empresas como a Google, BP e Barclays.

As escolhas seguiram cinco critérios: liderança (posição e influência), ser um modelo de inspiração (aberto sobre a sua sexualidade dentro ou fora do trabalho), contribuição para a causa LGBT, ter sucesso e marcar a diferença desafiando os estereótipos. 

Simões é ainda membro fundador do Conselho da Diáspora Portuguesa, associação apoiada pelo Presidente da República, Cavaco Silva, que junta portugueses a viver e trabalhar no estrangeiro que querem credibilizar a imagem de Portugal no exterior.

Sugerir correcção
Comentar