A “segunda morte” de Sedas Nunes

Foto
Graffito na Avenida Fernando de Sousa, em Lisboa, por ocasião da visita da chanceler Angela Merkel enric vives-rubio

A revista Análise Social (AS), fundada em 1963 por Adérito Sedas Nunes e editada pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS), produziu insolitamente o escândalo da semana: censura na universidade. O director do ICS, José Luís Cardoso, retirou da circulação o último número da AS. Porquê? Um “ensaio visual” intitulado “A luta voltou ao muro” e composto por uma selecção de graffiti conteria imagens “chocantes, ofensivas e de gosto duvidoso”. Diz tratar-se de uma peça “inapropriada para publicação numa revista académica” e que, por ser considerada “decorativa”, não foi sujeita “a avaliação e arbitragem científica”.

O “director cessante” da revista, João de Pina Cabral, acusa Cardoso de “censura” e de “ataque de lesa-ciência”. Os graffiti em causa, argumenta, “reflectem a frustração popular que se vive em Portugal contra as políticas de austeridade”. A palavra “censura” — “censura pura e dura” — espalha-se pelos blogues e comentários de leitores dos jornais.

O graffito que se reproduz — numa foto do PÚBLICO — é o único imaginativo. Outros são mera grosseria. No que encerra a série, lê-se: “Nos bolsos dele / Estão os teus sacrifícios /Américo Amorim / Ricardo Salgado / Belmiro de Azevedo / Soares dos Santos / Pingo Doce / Sacrifícios / O caralho.” O “ensaio visual” pode ser lido em http://www.esquerda.net/sites/default/files/as_212_ev.pdf.

Os graffiti são um excelente objecto de estudo. O que este caso tem de interessante é colocar uma velha questão: está-se perante um estudo “científico” ou perante um panfleto “cientificamente” justificado? Que é próprio de uma revista académica e que é próprio de uma revista de combate político? Na História ou na Sociologia, há regras do ofício que não devem ser atropeladas. A linha divisória nem sempre é evidente. No caso dos graffiti da AS, a leitura parece-me inequívoca: um panfleto.

Este insólito incidente e os comentários que provocou espelham o estado duma academia em que cresce o “contrabando”, se procuram “temas sexy” e se perde o espírito do rigor — a chave da sua credibilidade. Se são lamentáveis as derivas do jornalismo, mais chocantes são as da academia. Falo como mero leitor das suas publicações.

Declaração de interesses: fui secretário de redacção da AS durante cinco anos, na era de Sedas Nunes. Testemunho o cuidado que ele punha não apenas no rigor dos estudos mas também na separação de águas entre o trabalho científico e os textos de intervenção política a coberto da “ciência”. Morreria pela segunda vez ao folhear esta Análise Social

Foto
Graffito na Avenida Fernando de Sousa, em Lisboa, por ocasião da visita da chanceler Angela Merkel Enric Vives-rubio

Sugerir correcção
Comentar