40 anos depois, o “monstro” ainda está “à porta”

Em dia de comemorações e marcha lenta pelos 40 anos da democracia, o sentimento nas ruas do Porto é de emoção e revolta. Jorge Carvalho, ex-preso político, diz que é preciso uma nova revolução e Manuel Quintela, ex-militar do MFA, acredita que ainda não se cumpriu Abril.

Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta

Jorge Carvalho, conhecido pelos amigos e camaradas como “Pisco”, foi o último preso político a ser libertado pela PIDE, na delegação da Rua do Heroísmo, no Porto. Juntou-se esta sexta-feira às comemorações do 25 de Abril em frente ao edifico onde há 40 anos foi preso e torturado. Jorge diz viver este dia com uma emoção revoltada. “Andei 48 anos a apanhar porrada. Passados 40 anos do 25 de Abril continuo a apanhar porrada”.

Jorge Carvalho foi um entre centenas de pessoas que se juntaram em frente à antiga delegação da PIDE na Rua do Heroísmo para assinalar a data da queda da ditadura. Por volta das 14 horas, a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP) – responsável pela organização do evento – distribuía cravos e panfletos com a letra de “Grândola Vila Morena”. Sob o mote “Abril de novo, com a força do povo”, associações  cívicas e partidos políticos (PCP, BE e Partido Livre) foram juntando gente e palavras de ordem à marcha que, cerca de uma hora depois, partiria rumo à Avenida dos Aliados.

Entre os presentes estava Manuel Quintela, aposentado, residente em Vila do Conde e ex-membro do Movimento das Forças Armadas (MFA). Contou ao PÚBLICO que há 40 anos trabalhava numa fábrica de confecções e no dia 25 de Abril levou para o trabalho “rádio, gravador e gira-discos” porque já sabia que algo ia acontecer. Manuel mostrou com orgulho o crachá do MFA que trazia preso ao casaco. “Este só sai à rua de 25 de Abril a 1 de Maio”, contou.

O ex-militar citou Vasco Gonçalves (ex-militar do MFA e primeiro-ministro entre Julho de 1974 e Setembro 1975) para dizer que se considera “um companheiro de Abril” e por isso todos os anos está presente nas comemorações do Porto. Num discurso algo emocionado, Manuel falou nas dificuldades do país, dos jovens que emigram e da pobreza, defendendo que “é preciso que Abril se cumpra de novo”.

Também Jorge “Pisco”, o último preso político a ser libertado pela PIDE, salienta a necessidade de uma nova revolta popular. “Estava pronto para fazer outra vez aquilo que fiz há 40 e tal anos atrás”, disse. Jorge acredita que é do povo que tem que vir a mudança e que nenhum governo é capaz de serenar a vontade popular. “Não é por acaso que um fundador do CDS disse que este é o Governo mais à direita que tivemos neste país”, lembra o ex-preso político, que deixa também o alerta de que “o monstro está à porta” e o povo tem que “acordar”.

Entre homenagens, histórias e memórias, cada vez mais gente se foi juntando em frente ao actual Museu Militar do Porto. Antes da partida para os Aliados, uma coroa de cravos vermelhos é colocada em frente à porta do edifício. No momento, as pessoas gritam palavras de ordem – “Abril vencerá”, “Viva o 25 de Abril” – e espontaneamente começam a cantar a “Grândola Vila Morena”.

Passavam cerca de 20 minutos das 15 horas quando, com bandeiras, faixas, megafones e cravos na mão, as pessoas começam a deslocar-se pela Rua de Ferreira Cardoso em direcção ao Campo 24 de Agosto. O desfile, em marcha lenta e debaixo de chuva, foi sempre acompanhado de dizeres e cantares em homenagem à revolução e contra o Governo. Pelas ruas, muita gente a observar a marcha e das janelas das casas e edifícios vinham os acenos com bandeiras de Portugal.

 O desfile chega à Avenida dos Aliados pelas 16 horas, onde já uma multidão estava reunida. No palco, ao fundo da avenida, estava a Orquestra de São Pedro da Cova a tocar as canções de Abril. A música deu lugar a uma série de discursos inaugurados pelo Coronel Ribeiro da Silva, responsável da delegação norte da Associação 25 de Abril.

As comemorações no Porto estendem-se ao longo da tarde e dão lugar à música à noite, no primeiro ano de Rui Moreira enquanto presidente da cidade. O PSD/Porto já veio acusar o actual executivo da Câmara do Porto de, “pela primeira vez em 40 anos de democracia”, não ter comemorado a data “numa cerimónia adequada nos Paços do Concelho”.
 
Texto editado por Leonete Botelho
 

   

Sugerir correcção
Comentar