PS passou da retaliação à censura policial, acusa o deputado Paulo Rangel

Manuel alegre exorta socialistas a defenderem liberdade sindical e a não deixarem repetir episódios como o da Covilhã

a A pedido do PSD, do BE, do PEV e do PCP, e com o acordo do PS e CDS, o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, vai à AR dar explicações sobre o caso na terça-feira. Mas foi uma unanimidade muito polémica, esta obtida na Comissão de Assuntos Constitucionais antes do plenário. Antecipando o debate, Luís Montenegro (PSD) frisou a "enorme gravidade do caso" e das reacções da governadora civil, ao considerar a operação como de rotina, e criticou a condição colocada pelo ministro de ter primeiro a conclusão do inquérito. "Mas agora um ministro condiciona a actuação do Parlamento? Onde está a autonomia do PS?", questionou.
"O que importa saber é quem deu ordem e o que lhe vai acontecer", frisou António Filipe (PCP), concordando com Montenegro que não são precisas mais de 24 horas para apurar o que aconteceu. PEV e CDS juntaram-se-lhes nos argumentos.
O verniz estalou quando Ricardo Rodrigues confirmou as suspeitas do PSD: "O PS está de acordo com a vinda do ministro", mas apenas depois de conhecer o inquérito.
Foi preciso o presidente da comissão, Osvaldo Castro, garantir que a audição estava pré-agendada para terça-feira para acalmar os ânimos. Depois do plenário, a data foi confirmada.

Paulo Rangel disse que "desde o re-styling Sócrates, o PS não pode dar cartas em matéria de liberdade".
a "O PS deu um passo de gigante" com o episódio da visita policial ao Sindicato de Professores da Região Centro à Covilhã na véspera da ida do primeiro-ministro à cidade e da manifestação prevista para essa altura. Transitou da lógica da reacção para a lógica da prevenção" de comportamentos indesejados, o que é já uma "censura a priori e reveste uma natureza eminentemente policial". A acusação, feita ontem pelo deputado do PSD Paulo Rangel no Parlamento, não deixou ninguém indiferente. E deu mote a um debate quente de hora e meia.
"Algo está podre na República Portuguesa", afirmou o mesmo parlamentar que, nas comemorações do 25 de Abril, tinha alertado ali mesmo para a "claustrofobia democrática" e "anestesia cidadã" que pressentia. Só depois disso se conheceram os casos Charrua e do centro de Saúde de Vieira do Minho, ontem recordados por vários partidos da oposição. Mas este é diferente, frisa Paulo Rangel: "O primeiro-ministro e o Governo PS subiram um perigoso degrau no clima de condicionamento, de atrofia da liberdade cívica".
Rangel, escolhido para fazer esta intervenção pelo novo líder do PSD, não poupou a bancada socialista pela complacência com casos como o da Covilhã. "O teste decisivo é saber respeitar a liberdade quando se é poder com maioria absoluta. De uma vez por todas têm de decidir de que lado estão."
O debate já tinha começado antes, com uma intervenção de Ana Drago (BE) em que constatara a "nova medida de segurança, as visitas policiais preventivas às iniciativas de protesto social". Imputara responsabilidades ao primeiro-ministro: "Quando classifica a luta política e o protesto como insultos". E exortara os dirigentes do PS, "que tanto repetem que não recebem lições de democracia de ninguém", a provarem "ao que estão".
Manuel Alegre respondeu ao desafio. Lembrou que foi o PS que liderou o combate à unicidade sindical do pós-25 de Abril e deixou claro que, no caso da Covilhã, não se deve deixar margem para "sombras ou equívocos", porque "a liberdade sindical é inseparável da liberdade política". "Espero que sejam apuradas responsabilidades e que este caso fique completamente esclarecido", para que "não volte a repetir-se, a bem da democracia".
António Filipe (PCP) juntou-se ao coro e lembrou que já foram aplicados 103 dias de prisão a militares por terem participado em acções de protesto ou prestado declarações sobre elas. "É a teoria do insulto: o primeiro-ministro considera que todas as críticas políticas são insultos passíveis de investigação criminal", juntou. "É a concepção à Luís XIV para quem o Estado é ele".
Diogo Feio (CDS-PP) preferiu falar de uma "nova era, a era dos inquéritos a cair em saco roto", para exigir que as investigações neste caso não demorem tanto como as do caso da invasão da propriedade privada em Silves, em Agosto: "Alguém sabe dos resultados?" "É a táctica dos processos de averiguações", concordou Rangel, "que dissemina, prolonga e reforça o clima de intimidação".
Pelo PS, Ricardo Rodrigues fez ataque partidário: "Ó senhor deputado Paulo Portas, o senhor a defender a liberdade!" E deixou a pergunta: "Devemos fazer um julgamento popular ou esperar pelo inquérito?"
No fim, Portas pediu defesa da honra para sublinhar que enquanto ministro da Defesa nunca mandou "fotografar ou identificar manifestantes".

Sugerir correcção