Programa ensina 60 mil pessoas a ter alimentação saudável

Pais e filhos fazem
as refeições fora de casa, logo não há alimentos proibidos, diz nutricionista. O importante é fazer escolhas acertadas

a São cerca de 60 mil as pessoas inscritas no programa "Viva Bem", lançado pelo grupo de restauração Ibersol em Julho. O grupo, detentor de 330 restaurantes em Portugal, criou um programa através do qual os utilizadores podem obter informações na Internet e nos seus restaurantes sobre uma alimentação saudável, equilibrada e saborosa. O objectivo do programa é "ajudar as pessoas a caminhar numa alimentação saudável, ensinando-as a fazer as escolhas alimentares correctas", esclarece a professora e nutricionista Luiza Kent-Smith. A especialista acredita que é possível tornar o "serviço standardizado" mais saudável, desde que haja mais variedade nas indústrias alimentares, e que "as pessoas pensem no que vão comer".
O programa, pioneiro no país, tem como principais destinatários os que se preocupam com o seu bem-estar e que pretendam aprender a "comer bem", escolhendo os produtos mais adequados, disponíveis nas lojas.
"A realidade é que pais e filhos fazem as refeições fora de casa, por isso não há alimentos proibidos, tem de haver, sim, escolhas acertadas".
O programa arrancou a 7 de Julho em cinco marcas do grupo (Pizza Hut, O kilo, Pasta Caffé, KFC, Pans & Company), num universo de 185 restaurantes. A Ibersol prevê alargar este programa até ao final do ano a todas as unidades do grupo.
O projecto "Viva Bem" tem várias ferramentas ao dispor dos clientes, uma delas é o site www.vivabem.pt, que está disponível a quem se queira registar, e posteriormente, receber uma newsletter com escolhas acertadas para uma alimentação saudável.
Na Internet pode ainda ser consultado um plano semanal personalizado que garante 14 refeições, em que o valor calórico, proteínas, hidratos de carbono e gordura não são ultrapassados. "Com estas cinco marcas, temos uma ementa variada, cobrindo toda a roda dos alimentos (o símbolo da alimentação saudável), que passa por uma alimentação variada, comendo alimentos dos 7 grupos da roda", sublinha uma das nutricionistas da Ibersol, Sílvia Guerra.
O programa resultou de mais de um ano de trabalho de equipa multidisciplinar de nutricionistas, psicólogos, especialistas em comunicação e marketing. Cerca de 5000 colaboradores do grupo receberam formação, de mais de 15 mil horas.
O projecto desenvolve-se em três eixos: segurança alimentar,alimentação saudável e sabor. A maçã (verde) foi o símbolo escolhido para o projecto, pelo seu equilíbrio, recomendada na maior parte das dietas saudáveis.

Sugerir correcção