Padre Peter Stilwell vai para reitor em Macau

Novo reitor diz que quer apostar na qualidade, pois só esse caminho pode distinguir a universidade na cultura chinesa

O padre Peter Stilwell, actual vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa (UCP), toma posse na próxima quinta-feira do cargo de reitor da Universidade de S. José (USJ), em Macau, depois de ter sido convidado para o cargo pelo patriarca de Lisboa, por sugestão do bispo de Macau, José Lai Hung-seng.

Peter Stilwell, 65 anos, que já foi director da Faculdade de Teologia da UCP, foi chamado após a demissão, por razões pessoais, do anterior reitor, Ruben Cabral, especializado em educação, e que iniciara um Setembro um terceiro mandato.

O novo reitor da USJ diz, em declarações ao PÚBLICO, que pretende, durante os quatro anos de mandato, "apostar na excelência do ensino", para colocar a universidade no topo. Em Macau há várias instituições universitárias e o Governo chinês acaba de ceder mais território à Região Administrativa Especial para a Universidade de Macau. Por isso, Stilwell acredita que só com qualidade a USJ se poderá distinguir.

Macau não é novidade para o novo reitor. Stilwell já esteve no território várias vezes, nos últimos anos, participando em iniciativas académicas, debates e conferências da USJ. Responsável pelo diálogo inter-religioso no patriarcado de Lisboa desde há anos, a sua sensibilidade para o diálogo com outras culturas e religiões também terá pesado no convite, que foi feito nos primeiros dias de Abril, em plena Semana Santa.

A USJ nasceu da evolução do Instituto Inter-Universitário, criado em 1996 pela diocese de Macau e pela UCP. Há três anos, o próprio Governo chinês pediu à universidade católica de Macau que criasse uma faculdade de Teologia.

Actualmente, na USJ há cursos nas áreas de psicologia, educação, estudos políticos, design e arquitectura, além de teologia. O novo reitor diz que as neurociências estão em projecto. A USJ tem 1800 alunos, mas a ideia é chegar a 2000. E há 78 docentes, além de várias dezenas de professores convidados a dar aulas esporadicamente.

Sugerir correcção