Estivador que deu origem à carga policial no dia da greve geral foi absolvido

O estivador detido pela PSP por ter alegadamente lançado um petardo durante a manifestação da greve geral no Chiado, dando origem aos confrontos entre a polícia e manifestantes, foi absolvido pelo Tribunal de Pequena Instância. Sem avançar com o nome ou outros dados do estivador, uma fonte da PSP adiantou que o homem detido durante a manifestação "foi absolvido" ontem dos crimes contra a autoridade pública e de perigo comum.

A detenção por ter atirado petardos à passagem pelo Chiado, em Lisboa, terá estado, segundo a polícia, na origem dos confrontos que se vieram a registar entre manifestantes e a PSP, que resultou em vários feridos, entre os quais dois fotojornalistas que estavam a fazer a cobertura da manifestação, agredidos pela polícia.

Segundo explicou à revista Sábado uma fonte policial, a situação complicou-se quando os protestos foram interrompidos pelo estrondo de petardos lançados entre a multidão, perto das pastelarias A Brasileira e Bénard, alegadamente por um grupo de estivadores do porto de Aveiro.

A acusação é negada por um dos elementos do grupo, mas a polícia alega que identificou e deteve um dos estivadores, que se preparava para lançar mais um petardo."Antes [da detenção] tentou atirar para o chão um petardo que ia rebentar, mas recuperámo-lo. Além disso, tinha outro numa bolsa a tiracolo", adiantou a polícia à Sábado.

Esta movimentação atraiu a atenção da multidão, tendo alguns acreditado que a PSP estava a agredir o homem, e os ânimos exaltaram-se, conta a fonte policial. Lusa

Sugerir correcção