Assis defende diálogo com PCP e BE para as eleições autárquicas

Foto
Francisco Assis

Candidato a líder quer "falar directamente aos militantes" na campanha das directas

Francisco Assis pretende iniciar um novo ciclo de relações do PS com os partidos à sua esquerda, o PCP e o BE, com o objectivo de estabelecer alianças eleitorais para as autárquicas de 2012, se for eleito secretário-geral do PS.

Candidato à eleição de líder do PS marcada já para dias 22 e 23 de Junho, que irá disputar com António José Seguro, que também já assumiu a sua candidatura, Assis declarou ao PÚBLICO que pretende introduzir "uma alteração da estratégia autárquica" para "iniciar um diálogo construtivo à esquerda com o PCP e o BE".

O objectivo é "a realização de coligações onde elas são essenciais para a derrota da direita" e para "superar a dificuldade histórica de relacionamento que prejudica as opções dos eleitores de esquerda".

Por outro lado, Francisco Assis declarou ao PÚBLICO que pretende interpelar directamente os militantes do PS na campanha eleitoral interna.

Sustentando que nada está ainda decidido, o ex-líder parlamentar garante que não se intimida com o facto de os presidentes das distritais do PS estarem maioritariamente a apoiar Seguro.

Lembrando que falta um mês de campanha, Assis diz ir falar directamente aos militantes que terão de "decidir por si". E vai prometendo que, na liderança do PS, irá "apelar para que os militantes voltem à vida partidária" para que "se relance o debate interno" que "falta há muito" no PS.

Sugerir correcção