Artigos sobre conversor do novo acordo ortográfico

O PÚBLICO nunca poderia ter publicado a notícia "Concorrência questiona escolha do Governo para conversor do novo acordo ortográfico", a 15 de Dezembro, sem permitir ao ILTEC o exercício do contraditório. A jornalista apenas tentou contactar-nos fora do horário de expediente, depois das 19h, pouco antes de fechar a notícia.

No dia 15, a jornalista comprometeu-se a permitir-nos responder ao que fora publicado. Porém, não honrou o compromisso; deturpou os esclarecimentos que prestámos antes de podermos ler a notícia e contactou-nos apenas depois de fechada a seguinte, "AR aprova conversor Lince e empresa refuta erros". O ILTEC não é uma empresa, é uma associação sem fins lucrativos e unidade de I&D da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. O Lince não é resultado de subcontratação, mas de parceria. O ILTEC foi responsável pela definição das características, dados linguísticos, especificação das regras e lógica de conversão do Lince. A KnowledgeWorks assegurou a tradução no desenvolvimento do sistema e o desenho da interface, garantindo a robustez e desempenho desejáveis numa aplicação multiplataforma de acesso universal. Não há programas gratuitos concorrentes do Lince. Algumas empresas disponibilizam páginas na Internet com pequenas ferramentas, de funcionalidade limitada como meio de promoção dos seus produtos pagos.

O Vocabulário Ortográfico do Português não tem os erros apontados, ou eles não são erros. Isto é fácil de comprovar, dado que o VOP é disponibilizado gratuitamente no Portal da Língua Portuguesa. Tudo isto foi transmitido à jornalista com clareza, sem ambiguidade, oralmente e por escrito, fornecendo fontes verificáveis. Em posse dos factos, a jornalista escolheu não dar relevância às falsidades veiculadas pela única fonte do primeiro artigo, uma empresa com evidentes interesses comerciais na matéria.

Estranhamos um comportamento tão reprovável do ponto de vista ético e deontológico e somos alheios às razões que o terão motivado."

Margarita Correia e José Pedro Ferreira - ILTEC - Responsáveis pelo desenvolvimento do Lince

N.D. - A jornalista recebeu resposta do ILTEC às 22h10 de dia 14, quando a página com o primeiro texto já estava na gráfica. Na altura, combinou com o colaborador do ILTEC que no dia seguinte escreveria novo artigo sobre o assunto com a sua versão, compromisso que honrou no dia 15.

Sugerir correcção