Artes Prémio EDP para Jovens Artistas foi para Gabriel Abrantes

Desde que se mudou para Lisboa, em 2007, é uma das novas presenças que mais se têm feito notar no circuito da arte contemporânea nacional. Aos 24 anos, Gabriel Abrantes ganhou um dos mais importantes prémios para a arte contemporânea portuguesa, o Prémio Jovens Artistas EDP, tendo sido o mais jovem candidato das edições já realizadas. Conseguiu uma bolsa de investigação de dez mil euros. Utiliza uma linguagem feita de impulsos divergentes, em que elementos iconográficos e problemáticas da cultura popular contemporânea coexistem de forma deliberadamente suja e aparentemente caótica com energias e símbolos de fundo quase primevo.
Temas como a guerra, a violência, a sexualidade e o ritualismo que marca muitos dos nossos gestos têm estado presentes no seu trabalho, quer em pintura, quer em filme, deixando pressentir uma preocupação com o papel político-social a desempenhar por um projecto artístico.
Depois de Olympia I e Olympia II, que apresentou na edição de 2008 do festival de cinema Indie, de Lisboa, Too Many Daddies, Mommies and Babies (na foto), o projecto com que se candidatou ao Prémio EDP, parte da história de um casal gay que está a tentar ter um filho.
"A energia criativa deste projecto aborda de forma singular temas globais", escreveu o júri do prémio, que destacou ainda em Abrantes "a capacidade de criação de universos narrativos nos quais, através do uso de uma multiplicidade de linguagens contemporâneas, se cruzam visões sarcásticas da cultura, da política e do quotidiano".
Nascido na Carolina do Norte, EUA, Gabriel Abrantes estudou na Cooper Union for the Advancement of Science and Art, Nova Iorque (2002-2006), na L'Ecole National des Beaux-Arts, Paris (2005-2006) e, hoje, é aluno da Maumaus.
O Prémio EDP atribuiu pela primeira vez uma menção honrosa, a Mauro Cerqueira. Vanessa Rato
O pedido de fiscalização sucessiva abstracta da constitucionalidade do modelo de avaliação dos professores foi subscrito por deputados de toda a oposição e será entregue ao Tribunal Constitucional esta semana. Foi o PCP que se disponibilizou para arranjar um grupo de 23 deputados, o mínimo exigido por lei para que o pedido chegue à justiça, tendo conseguido as restantes 12 assinaturas no Bloco de Esquerda, PSD e CDS-PP. Os comunistas consideram que existem inconstitucionalidades em todo o processo.
O Conselho de Administração do Metro de Mirandela deu ontem um prazo de 30 dias para a CP decidir se assume os custos do transporte na Linha do Tua, caso contrário a empresa transmontana deixa de assegurar o serviço. O presidente do Metropolitano de Superfície de Mirandela, José Silvano, diz que a empresa já não tem condições para continuar a suportar os custos com nove funcionários e três carruagens. Há oito meses que a linha está encerrada na maior parte da sua extensão, entre o Cachão e o Tua, algo que a Administração do Metro entende ser da "exclusiva responsabilidade" da CP.
Um juiz de instrução espanhol decretou ontem a prisão preventiva para um português acusado de tentativa de homicídio da ex-
-namorada, agressão a um polícia e ameaças. O caso ocorreu na madrugada de sábado em Elche (Alicante) quando o homem, de 44 anos, entrou em casa da ex-namorada e a apunhalou. A polícia chegou ao local quando o homem ainda estava sobre a ex--namorada, ameaçando matá-la. Um dos agentes disparou um tiro que atingiu o cidadão português no abdómen, ferindo-o ligeiramente. A vítima continua hospitalizada, noticiou a agência noticiosa Lusa.
A Quercus formalizou ontem junto da Comissão Europeia uma queixa contra a construção da Terceira Travessia sobre o Tejo, acusando o Governo português de "incumprimento de diversa legislação comunitária na área do ambiente". A queixa aponta irregularidades na forma como decorreu a identificação e o estudo de alternativas a nível dos corredores de localização e das valências da estrutura (ferroviária e rodoviária), sublinhando que a opção Chelas-Barreiro foi decidida cerca de oito meses antes do início da consulta pública da Avaliação de Impacte Ambiental.
Os alunos da Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves, em Odemira, voltaram a brilhar em Houston na feira mundial de ciência I - SWEEP 2009 - International Sustainable World Project Olympiad. Escolhidos entre 800 participantes de mais de 50 países, os estudantes do 12.º ano vão trazer dois prémios para Portugal com o projecto Borboleta-Monarca em Odemira (medalha de bronze) e Salvinia molesta: Uma Ameaça Global (menção honrosa). O sucesso dos alunos é guiado por Paula Canha, professora de Biologia que coordena o clube de ciência.
Combater o comércio de cigarros de origem ilícita é o objectivo de uma campanha de sensibilização que decorre junto da cadeia de distribuição de produtos de tabaco, desde os grossistas aos consumidores, passando pelos retalhistas. A campanha, que alerta para "os riscos inerentes ao comércio ilícito de cigarros", é uma iniciativa conjunta da Direcção de Serviços Antifraude das Alfândegas e dos Impostos sobre o Consumo, da GNR e da Tabaqueira. Entretanto, foi introduzido uma nova estampilha especial para selagem de tabacos, para maior segurança.

Sugerir correcção