Vasco Lourenço espera que Marcelo contribua para “recuperar” valores de Abril

O presidente da Associação 25 de Abril já tinha dito que, com um novo Governo, um novo quadro parlamentar e um novo Presidente da República, a associação dá “o benefício da dúvida”, está “esperançada” e voltará a participar nas comemorações da Revolução.

Foto
Vasco Lourenço insiste que os valores de Abril foram “atacados nos últimos tempos” Daniel Rocha

Num curto comunicado enviado às redacções e assinado pelo presidente da Associação 25 de Abril, Vasco Lourenço espera que o novo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, possa, nas suas funções, “recuperar e consolidar os valores de Abril, tão atacados nos últimos tempos”.

“Com a eleição e a tomada de posse de Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa continua a cumprir-se a Constituição da República, continua a cumprir-se Abril, continua a cumprir-se Portugal. Confiando que Marcelo Rebelo de Sousa possa, enquanto Presidente da República, contribuir para recuperar e consolidar os valores de Abril, tão atacados nos últimos tempos, formulamos-lhe votos do maior êxito no exercício das funções de Presidente da República”, lê-se na nota enviada, na qual Vasco Lourenço acrescenta que o “sucesso” de Marcelo “será também o sucesso das portuguesas e dos portugueses, isto é de Portugal”.

Feroz crítico do Presidente da República que cessa funções, Cavaco Silva, e do anterior Governo de direita, Vasco Lourenço e a associação que representa deixaram, nos últimos quatro anos, de marcar presença nas cerimónias oficiais do 25 de Abril. Em Fevereiro, porém, o tenente-coronel anunciou à agência Lusa que os militares voltarão a participar nas comemorações na Assembleia da República (AR).

Vasco Lourenço contou à Lusa que foi convidado “pelo velho amigo” Ferro Rodrigues, presidente da AR: “Em relação às comemorações do 42º aniversário do 25 de Abril, informou-me que nos vai fazer o convite e eu informei-o que cá estaremos”, disse, acrescentando que “deixaram de existir” os motivos que levaram a associação a faltar, durante a legislatura anterior, à sessão solene na AR.

“Havia uma prática política, quer do Presidente da República, quer do Governo [PSD/CDS-PP], quer da maioria da AR, contra os valores de Abril em que se estava a tentar destruir tudo aquilo que cheirava a Abril. Consideramos que era uma hipocrisia estar aqui a evocar o 25 de Abril juntamente com as pessoas que estavam a proceder dessa maneira", explicou à Lusa. Agora, porém, com um novo Governo – um Executivo PS apoiado pelos partidos à esquerda, PCP e Bloco de Esquerda –, um novo quadro parlamentar e um novo Presidente da República, a Associação 25 de Abril dá “o benefício da dúvida” e está “esperançada em que a situação melhore”.

Sugerir correcção
Ler 18 comentários