Todos querem os Antónios para um frente-a-frente na TV e na rádio

Debates em Setembro entre Costa e Seguro na RTP, SIC e TVI mas também nas televisões de sinal pago. Rádios também querem.

Foto
Congresso do PS foi o palco para António Costa afirmar a pacificação interna nelson garrido

São os Antónios mais desejados do final deste Verão. Pelas televisões de sinal aberto – RTP, SIC e TVI - e nas que só estão nas plataformas pagas, como a CMTV. Mas também pelas rádios TSF, Renascença e Antena 1, que já informaram as equipas dos candidatos que querem realizar debates entre os dois.

António Costa e António José Seguro vão encontrar-se frente-a-frente em Setembro, várias vezes, para esgrimir argumentos e ideias para o país mas também para o PS. Certo, certo, é que serão pelo menos três – porque o regulamento das eleições primárias do PS de 28 de Setembro estipula que a Comissão Eleitoral “assegura junto dos meios de comunicação nacional a realização de, pelo menos, três debates públicos televisivos entre os candidatos durante o período destinado à campanha eleitoral”.

Jorge Coelho, presidente da comissão, confirmou ao PÚBLICO que falou com os directores de informação da RTP, SIC e TVI e acertou a “disponibilidade” das televisões para realizarem esses debates. Que, descreve, serão emitidos logo a seguir aos telejornais da noite, no horário mais nobre da televisão, e terão uma duração de pelo menos 45 minutos. Cada televisão terá liberdade editorial para conceber o seu formato de debate.

Jorge Coelho acrescenta que além destes canais, os candidatos podem acordar debates com os media que quiserem – até considera “normal que o façam”, mas diz-se disponível para organizar o calendário se Costa e Seguro o pretenderem. O modelo dos debates será definido pela comissão eleitoral com os candidatos numa reunião marcada para segunda-feira.

Octávio Ribeiro, director da CMTV, confirmou ao PÚBLICO que anunciou aos candidatos que o canal de TV do Correio da Manhã está interessado em realizar um debate, mas não teve, para já, resposta.

O ETV, do Diário Económico, terá feito o mesmo. E as principais rádios também.

Paulo Tavares, editor de política da TSF, diz que fez o pedido logo em Junho, quando Costa e Seguro se afirmaram candidatos. Mas a recusa imediata e pública de António Costa a debates televisivos deixou o assunto em stand by. O jornalista da TSF diz que irá insistir com o pedido na última semana de Agosto. Seria um debate a emitir de manhã, a partir das 10h, ou ao final da tarde, as faixas de horário nobre da rádio.

O calendário irá depender dos candidatos, mas o PÚBLICO apurou que as televisões só pretendem fazer os debates em Setembro, idealmente um por semana nos canais de sinal aberto.

Jorge Coelho, que compõe a comissão eleitoral com a ex-deputada Maria Carrilho e o antigo juiz do Tribunal Constitucional Ribeiro Mendes, contou ainda que até ontem à tarde se inscreveram já 34.500 simpatizantes – 32 mil online e os restantes em papel, salientando que a contabilização da inscrição destes últimos é mais demorada.

Sugerir correcção
Comentar