Timor-Leste doou a Portugal "um adicional" de 500 mil dólares

No total, o Governo timorense doou a Portugal mais de um milhão de euros para ajudar as vítimas dos incêndios.

Foto

O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, revelou esta sexta-feira que o Governo timorense doou, além do montante anunciado em Setembro, mais 500 mil dólares ao Estado português para ajudar as vítimas dos incêndios.

"O dinheiro veio. Está processado. Mandámos mais um adicional pequeno para isso mesmo", respondeu Xanana Gusmão, depois de ter sido questionado sobre a doação a Portugal de um milhão de dólares para ajudar as vítimas dos incêndios do verão passado.

Questionado sobre o montante acrescentado ao donativo, Xanana Gusmão precisou que se tratou de um "adicional" de "500 mil dólares", somando 1.108.000 euros. O primeiro-ministro timorense falava aos jornalistas no final de uma audiência com o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, no Palácio de Belém, Lisboa.

No passado dia 27 de Setembro, o Governo timorense já tinha anunciado, em comunicado, a entrega de um donativo a Portugal no valor de um milhão de dólares (740 mil euros) para ajudar as vítimas de incêndios no país, sobretudo nos distritos do Porto, Braga e Viseu, no verão passado.

Sobre a audiência com o Presidente da República, Xanana Gusmão disse que Cavaco Silva "deu o seu apreço pela evolução positiva dos primeiros quase doze anos do país" e que foi abordada "com especial ênfase" a situação na Guiné-Bissau. "Devo dizer, estamos empenhados em contribuir para uma solução duradoura, onde se venha a implantar a autoridade democrática constitucional na Guiné-Bissau", disse.

O primeiro-ministro timorense, que termina esta sexta-feira a visita oficial a Portugal, enalteceu ainda o "espírito solidário" do Estado português "mesmo na situação de crise" financeira. "Nunca nos disse que não", assinalou, desejando que Portugal "possa avançar para dias melhores".

Xanana Gusmão disse que as "relações de carinho e solidariedade" entre Portugal e Timor mantém-se "com a tendência de se reforçarem" no futuro.

Sugerir correcção
Comentar