Os socialistas lideram destacados as intenções de voto para as eleições legislativas regionais dos Açores, revela uma sondagem da Eurosondagem para o Expresso e a SIC.
Segundo a projecção que resulta do “exercício meramente matemático”, divulgada esta quinta-feira por aquele semanário na sua edição online, o PS obtém 41,9% das intenções de voto, o PSD 35%, o CDS/ 9,7%, a CDU 3,7% e o BE 3,3%.
Na extrapolação feita para a distribuição do total de 57 mandatos, os socialistas elegeriam de 25 a 28 deputados, não conseguindo a maioria absoluta no parlamento. Os sociais-democratas de 20 a 23, os centristas podem subir dos actuais cinco para seis.
O BE pode perder um dos seus dois eleitos, a CDU passar de um para dois e o PPM manter o seu deputado eleito pelo Corvo. Assim, existiria uma maioria absoluta de esquerda no hemiciclo da Horta. Presentemente o PS (com 49,9% da votação em 2008) tem 30 deputados, o PSD (30,7%) 18, o CDS/PP (8,7%) cinco, o BE (3,3%) dois, a CDU (3,14%) um e o PPM (0,47%) um.
Na sondagem Expresso/Eurosondagem que dá a vitória do PS em todas as nove ilhas, a percentagem dos indecisos a uma semana das eleições ainda se cifra junto dos 20%.
A confirmarem-se os resultados no escrutínio do dia 14 de Outubro, o socialista Vasco Cordeiro poderá suceder a Carlos César, que lidera os destinos da região há 16 anos. Berta Cabral, líder do PSD, fica assim mais longe de poder ser eleita a primeira mulher presidente do governo regional dos Açores.
O estudo de opinião foi efectuado pela Eurosondagem nos dias 25 de Setembro a 2 de Outubro de 2012, antes do Governo da República, em que estão coligados o PSD e CDS/PP, anunciarem o agravamento das medidas de austeridade que terão também reflexos negativos no arquipélago. Foram efectuadas 3233 tentativas de entrevistas e, destas, 715 (22,1%) não aceitaram colaborar no estudo de opinião. O erro máximo da amostra é de 1,94%, para um grau de probabilidade de 95%.

Comentários