Seis notas sobre as eleições

1. Marcelo Rebelo de Sousa andou a fazer de morto durante meses e conseguiu ser eleito sem nunca dizer uma palavra de direita. Está de parabéns. As sondagens finais ajudaram: com os números em queda e a possibilidade de uma segunda volta no horizonte, os votantes de PSD e CDS lá se deram ao trabalho de sair de casa, temendo que o fígado de Marcelo não aguentasse mais três semanas a frequentar tascas.

2. Vera Jardim considerou que a candidatura de Maria de Belém foi prejudicada por uma vaga de populismo demagógico. Na verdade, foi prejudicada por uma vaga de incompetência antológica, para grande felicidade de António Costa, que se está a especializar em grandes derrotas extremamente saborosas. Maria de Belém vingou-se decidindo dar em directo, e em primeira mão (20h41), a notícia da eleição de Marcelo Rebelo de Sousa.

3. Sampaio da Nóvoa não chegou lá mas é um dos vencedores da noite. Apresentou a campanha mais profissional, esteve bem nos debates, cortou no açúcar e nas metáforas, e obteve um resultado ao nível de Manuel Alegre em 2006. Tal como Manuel Alegre, não lhe vai servir para nada.

4. O Bloco de Esquerda descobriu uma Santíssima Trindade Feminina (Catarina, Mariana e Marisa) à qual os portugueses estão a dedicar assinalável devoção. O resultado de Marisa Matias é, de longe, o melhor resultado de sempre do Bloco em presidenciais, vários pontos acima de São Francisco Louçã em 2006.

5. Edgar Silva está em luta cerrada com Maria de Belém pelo galardão de Maior Derrotado da Noite. Levar uma dobradinha de Bloco de Esquerda e acabar a competir taco a taco com Tino de Rans é uma humilhação que não será facilmente esquecida na Soeiro Pereira Gomes.

6. Tino de Rans venceu o campeonato dos pequeninos. O problema é que não era só o campeonato dos pequeninos – era o campeonato da sociedade civil e dos candidatos sem suporte dos partidos. Quando a grande figura a emergir da sociedade civil é Tino de Rans, percebemos porque é que os partidos portugueses podem continuar a dormir em paz.

Sugerir correcção
Ler 17 comentários