Seguro quer primeiro debate com Costa a 8 de Setembro

Secretário-geral considera nociva a marcação do debate para o mesmo dia das eleições nas federações

Foto
Jorge Moreira da Silva considerou "irrealistas" as propostas do PSAntónio José Seguro quer união em torno de um "Governo credível"Pedro Mota Soares diz que PS é responsável por fim de negociações Nuno Ferreira Santos

A candidatura de António José Seguro às primárias do PS propôs hoje o dia 8 de setembro para a realização do primeiro debate com António Costa, realizando-se os seguintes nas datas acordadas, 9 e 23 de setembro.

"Da nova proposta apresentada, conclui-se que António Costa não tem disponibilidade para debater antes do dia 05 de setembro, recusando por isso as datas do dia 3 e do dia 4 de setembro, propostas na reunião de segunda-feira. O dia 05 de setembro é uma sexta-feira, um dos dias da semana com menor audiência televisiva. Pior, no dia 5 de setembro realizam-se eleições para os presidentes das federações do PS, funcionando a maior parte das assembleias de voto durante o previsível horário do debate", diz missiva enviada à agência Lusa pela candidatura de Seguro.

No texto, assinado por João Proença, diretor de campanha da candidatura de António José Seguro, é dito que foi solicitada à Comissão Eleitoral das primárias "urgência na fixação definitiva da data do primeiro debate, dado que as restantes já estão fixadas, para que este processo não prejudique mais a agenda e o planeamento" da campanha de esclarecimento.

A candidatura de António Costa tinha informado, minutos antes, que aceitara a proposta de regulamento, datas e regras apresentada pelo presidente da Comissão Eleitoral das primárias, Jorge Coelho, com debates televisivos a 5, 9 e 23 de setembro.

João Proença, diretor de campanha de Seguro, sublinha que a candidatura do secretário-geral socialista considera que 45 minutos de debate "é o tempo mínimo aceitável para esclarecer os portugueses", embora o acordado tenha sido 35 minutos.

"Aceitámos desde o início esse tempo mínimo porque queremos que os debates se realizem. Para a nossa candidatura, o tempo ideal deveria ser superior a 45 minutos, para que os debates fossem de esclarecimento e de aprofundamento das propostas e das posições dos candidatos. Infelizmente, António Costa quer debates a despachar e por isso propôs 25 minutos", acusa a candidatura de Seguro.

De todo o modo, e mesmo lamentando "profundamente que os debates tenham apenas a duração de 35 minutos", cenário que "prejudica o esclarecimento e o aprofundamento da discussão", João Proença diz que se "essa é a única condição para haver debates, António José Seguro marcará presença" nos mesmos.

A candidatura de António Costa diz também que a realização do primeiro debate a dia 05 de setembro não é "a melhor solução, mas a solução possível" que Costa aceita a "benefício de um consenso", refere um comunicado da candidatura do autarca de Lisboa.

De acordo com o regulamento das primárias estava definido que, "sem prejuízo de quaisquer iniciativas de debate que venham a ser livremente acordadas pelas candidaturas, a Comissão Eleitoral assegura junto dos meios de comunicação nacional a realização de, pelo menos, três debates públicos televisivos entre os candidatos, durante o período destinado à campanha eleitoral".

António José Seguro e António Costa disputam a 28 de setembro eleições primárias para escolher o candidato do PS a primeiro-ministro.

A Lusa confirmou junto da Comissão Eleitoral das primárias que as datas de 09 e 23 de setembro estão fechadas, faltando ainda definir em concreto quando será realizado o primeiro debate entre os dois candidatos.

Sugerir correcção
Comentar