Seguro quer Conselho de Estado "útil" na renegociação da dívida

Foto
Seguro defende sensibilidade e bom senso em relação ao assunto Pedro Cunha (arquivo)

O secretário-geral do PS manifestou este domingo a esperança de que a reunião do Conselho de Estado da próxima quinta-feira seja "útil" na criação de um "consenso nacional em torno da necessidade da renegociação das condições de pagamento da dívida".

"A convocação é oportuna. Espero que venha a ser útil e só será útil se saírem conclusões concretas desse Conselho de Estado", disse António José Seguro em Viana do Castelo. Para Seguro "há necessidade do país estabelecer um consenso nacional em torno da necessidade de renegociação das condições de pagamento" da dívida portuguesa como forma de "aliviar os sacrifícios dos portugueses".

"Como é sabido há um consenso nacional e quem tem estado fora desse consenso é o Governo. Espero que o Conselho de Estado ajude e contribua para que o Governo entre para dentro deste consenso nacional e que possamos todos fazer o possível para aliviar os sacrifícios dos portugueses através de uma renegociação do pagamento da nossa dívida. Nós queremos pagar, queremos é melhores condições para o fazer", sustentou.

Questionado pelos jornalistas sobre a crise interna que afeta o PS, António José Seguro disse que "há no país um movimento de indignação por um problema que era desnecessário e que foi criado pelo António Costa a todo o Partido Socialista".

A sua responsabilidade, sublinhou, é "lutar contra esse problema e "transformar essa indignação num movimento de esperança para ir ao encontro daquilo que são os reais interesses dos portugueses". Adiantou que esses interesses não passam "pela disputa de poder", mas por "soluções concretas para resolver o problema do desemprego e da recuperação do rendimento dos portugueses".

"Espero que os socialistas tenham oportunidade, de no próximo dia 28 de Setembro, dizerem o que lhes vai na alma", adiantou Seguro durante a visita que efetuou às festas de São Pedro, em Barroselas, a convite do socialista José Maria Costa, presidente da comissão política concelhia e autarca de Viana do Castelo.

O secretário-geral do PS lamentou ainda que António Costa "recuse" um frente-a-frente porque "um debate" de ideias e de "esclarecimento" dos socialistas e dos portugueses. Questionado sobre a importância dos apoios que a juntar à sua candidatura à liderança do partido se atribui mais peso, a dos autarcas ou de históricos do PS, respondeu: "O mais importante é ter o apoio da maioria do povo socialista. Inscritos e militantes".

Em Viana do Castelo, além do autarca local Seguro contou com o apoio do presidente da Câmara de Melgaço, do líder da federação distrital socialista e de Rui Solheiro, membro da comissão política e do secretariado nacionais do partido, entre outros responsáveis políticos locais.

Sugerir correcção
Comentar