Seguro promete acabar com sem-abrigo numa legislatura

Em visita à Associação Cais, líder do PS mostrou-se chocado e assumiu o compromisso de "criar condições" para que deixe de haver portugueses a viver na rua.

Foto
Pedro Cunha/arquivo

O secretário-geral do PS, António José Seguro, assumiu esta quarta-feira o compromisso de, caso seja primeiro-ministro, "criar as condições" para, numa primeira legislatura, acabar com os sem-abrigo no país.

"Assumo este meu compromisso de, no espaço de uma legislatura, criar as condições de modo a que os portugueses que vivem na rua deixem de o fazer. Esse é um compromisso que assumo", declarou Seguro, que falava na Cais, em Lisboa, perante funcionários da associação e dezenas de cidadãos apoiados pela mesma.

O socialista falava depois de questionado sobre a Estratégia Nacional para Integração dos Sem-Abrigo, firmada em 2009 pelo Governo liderado por José Sócrates. Para o socialista, é um "choque" que existam "pessoas que vivem embrulhadas em cartões, cobertores e que dormem ao relento".

Reconhecendo que o combate à situação de sem-abrigo "precisa de muito trabalho com as instituições que conhecem" o sector, como é o caso da Cais, António José Seguro sublinha ser essencial trazer para o debate os números da pobreza em Portugal, país que, dizem dados recentes, "se tornou mais pobre e desigual".

Sugerir correcção
Comentar